PUC-Campinas participa de Missão Internacional e marca presença na EURIE 2025 Summit, em Istambul, na Turquia

Delegação brasileira foi composta por 14 grandes universidades do país, organizada pelo GCUB

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas participou, entre os dias 8 e 11 de abril, da EURIE 2025 – Eurasia Higher Education Summit, realizada em Istambul, na Turquia. Considerado um dos mais relevantes fóruns internacionais voltados à internacionalização do ensino superior, o evento reuniu dezenas de instituições acadêmicas de diversos países, sobretudo da Europa e da Ásia, promovendo discussões estratégicas e oportunidades de cooperação global, tendo como tema “Mapping the new path for International Education” (“Mapeando o novo caminho para a Educação Internacional”).

A delegação brasileira, composta por 14 grandes universidades públicas e privadas do país, foi organizada pelo GCUB (Grupo de Cooperação Internacional de Universidade Brasileiras), do qual a PUC-Campinas é membro há dois anos.  Representando a PUC-Campinas e o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, esteve presente o Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, coordenador do Departamento de Relações Externas da Universidade. Ao longo do evento, o professor participou de reuniões bilaterais com representantes de universidades da Europa e da Ásia, sobretudo da Turquia, com o intuito de prospectar novos acordos de mobilidade acadêmica, projetos conjuntos de pesquisa e outras ações voltadas à internacionalização.

“A participação da PUC-Campinas na EURIE 2025 reforça o nosso compromisso com uma educação de excelência, pautada no diálogo intercultural e na cooperação internacional. Estar presente neste cenário nos permite consolidar alianças estratégicas e abrir novas possibilidades para nossos estudantes e docentes”, afirmou o Prof. Carlos Pizzolatto. Além das reuniões institucionais, o representante da PUC-Campinas acompanhou painéis temáticos sobre inovação no ensino superior, políticas de inclusão, sustentabilidade, e tendências em mobilidade estudantil.

Reunião com o Embaixador Ruy Amaral

Apoiador da participação da delegação brasileira na EURIE 2025, o Consulado-Geral do Brasil em Istambul recebeu a delegação de universidades brasileiras afiliadas ao GCUB para uma reunião com o embaixador Ruy Amaral, atualmente ocupando o cargo de Cônsul-Geral na maior cidade da Turquia.  Nessa reunião, cada representante teve a oportunidade de apresentar a sua instituição e propor algumas ideias e ações de internacionalização. O Prof. Carlos Pizzolatto discorreu sobre as ações da PUC-Campinas, destacando, entre outros pontos, os diversos projetos COIL (Collaborative On-line International Learning) desenvolvidos nos últimos 3 anos, destacando também as ótimas posições obtidas pela PUC-Campinas em rankings internacionais, tais como o THE (Times Higher Education) e o QS World University Rankings.

Visita à Reitoria da Universidade de Istambul

O encerramento da missão na Turquia foi coroada no dia 8 de abril com uma visita da delegação brasileira do GCUB ao principal campus da Universidade de Istambul (Istambul Üniversitesi), maior universidade pública da cidade, fundada em 1453. A universidade, atualmente, conta com mais de 70 mil alunos, matriculados em seus em cinco campi. A delegação brasileira foi recebida pelo Reitor da Universidade de Istambul, Prof. Dr. Osman Bullent Zülfikar, que destacou o interesse de sua universidade em estabelecer parcerias com as universidades brasileiras integrantes do GCUB nos diversos campos de atuação da instituição.

Segundo o Prof. Carlos Pizzolatto, “a presença da Universidade nesses eventos e visitas internacionais reafirma seu papel ativo na construção de redes acadêmicas globais e no fortalecimento de sua atuação internacional, alinhada às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional”.

Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/puc-campinas-participa-de-missao-internacional-e-marca-presenca-na-eurie-2025-summit-em-istambul-na-turquia/

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes

Comunicação Assertiva

“A chave para a colaboração em ambientes Híbridos” No trabalho híbrido, não basta enviar mensagens ou participar de reuniões — é preciso se fazer entender

Leia mais »