PUC-Campinas lança podcast ‘Universidade em Saída’ e dá voz à alma da Extensão Universitária

Iniciativa traduz em narrativas humanas o compromisso da Instituição de transcender seus muros

Movida por um compromisso que atravessa seus 84 anos de história, a PUC-Campinas sempre uniu a excelência em Ensino e Pesquisa a uma vibrante atuação na comunidade, especialmente na Região Metropolitana de Campinas, por meio de uma trajetória consistente de ações e projetos de Extensão que transformam realidades. Para dar voz e alma a essa missão permanente que se renova a cada dia, a Universidade lançou seu novo e inspirador podcast, “Universidade em Saída”, um canal direto para o coração pulsante dessa missão. O episódio inaugural já está disponível no Spotify e no YouTube.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, ressaltou a relevância da Extensão e seus impactos reais na sociedade. “A Extensão, uma das atividades-fim da Universidade, é uma das maneiras que a Universidade se coloca em Saída, ou seja, elaborando, em conjunto a parceiros, comunidades, instituições, projetos e ações com propósito de inserção social.  Estes projetos com mútua troca de saberes e de demandas reais é muito rica e consistente, sendo que seus diagnósticos e resultados, podem, inclusive, subsidiar políticas públicas que contribuíam para a transformação social. Outra dimensão muito importante é a formação integral dos estudantes da PUC-Campinas que podem ter esta experiência de se envolver em projetos e atividades da extensão que oportunizam a eles a ampliação da visão de mundo, de diferentes realidades, outras formas de trocas, de aprendizados e de contribuições para a sociedade.

Mais do que um programa, o podcast é a materialização de uma filosofia. Ele surge para jogar luz às fundamentais iniciativas da Extensão. “A ‘Universidade em Saída’ é um movimento”, define no episódio de estreia a Profa. Dra. Vera Placido, Gerente de Extensão da PUC-Campinas. “Não podemos deixar que os muros à nossa volta cresçam, porque isso nos isola. A nossa Universidade nunca foi do isolamento. A Extensão é esse contato vivo, permanente, atento, metodológico e cuidadoso com as nossas diferentes comunidades. É o que nos alimenta, é o que nos dá sentido”.

Primeiro Episódio: O que é a Extensão?

Na primeira conversa reside o tom do projeto: humano, profundo e conectado. Ao lado da convidada Profa. Dra. Vera Placido, Gerente de Extensão, está Lizandra Kelly de Lima, estudante do Curso de Jornalismo, cujo testemunho revela o impacto visceral da Extensão. Ela é a prova viva de que a teoria, quando encontra a prática no campo social, transforma-se em uma poderosa ferramenta de mudança, tanto para a comunidade quanto para o próprio estudante.

“Desde o meu primeiro semestre, os professores falavam: ‘aproveitem a Universidade como um todo, não fiquem só na sala de aula”, contou. Engajada no Programa de Desenvolvimento Humano Integral: Levanta-te e Anda (PDHI:LA), ela vivenciou projetos com pessoas em situação de rua e em comunidades como a do Campo Belo. A experiência, segundo ela, foi um divisor de águas. “Na sala de aula eu tenho o conhecimento técnico, mas a Extensão junta todos esses universos”. Para ela, um dos momentos mais marcantes foi uma exposição fotográfica realizada com pessoas em situação de rua. “O efeito mais impactante foi ver as pessoas com quem a gente trabalhou se vendo nas fotos, se identificando, se reconhecendo como pessoas”.

Esse “encontro com o outro”, como define a professora Vera, é a base da Extensão na PUC-Campinas, que se ancora em cinco grandes Programas Institucionais: Programa de Desenvolvimento Humano e Integral: Levanta-te e Anda (PDHI:LA); Vitalità, dedicado à promoção do envelhecimento saudável, da longevidade e da qualidade de vida; Observatório PUC-Campinas, que analisa dados e dinâmicas regionais para subsidiar políticas públicas; Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (CEAAB), que atua no combate ao racismo estrutural e na promoção da equidade racial e o Pró-Habitat, voltado à questão da moradia digna e da sustentabilidade nas cidades.

Imersão e desenvolvimento

Para Lizandra, essa imersão não apenas aprimorou suas habilidades como futura jornalista, mas a transformou como ser humano. “A Extensão me deu um olhar mais humanizado e quebrou estereótipos. Eu entendi meu lugar no mundo e aprendi que posso ser uma agente de mudança no meu entorno. A gente ganha muito mais do que a gente entrega, com certeza”.

O podcast “Universidade em Saída” surge, portanto, como uma ponte essencial. É um convite para que a comunidade interna e externa conheça a alma da PUC-Campinas em ação, descobrindo as histórias, os desafios e, principalmente, o impacto positivo gerado quando a academia estende a mão e se abre para um diálogo genuíno com a sociedade.

Onde ouvir/assistir:

Spotify: https://open.spotify.com/episode/0EFlhn0uHIYpPs1VLUtqsA
YouTube: https://youtu.be/aykK2YVACZ4

Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/puc-campinas-lanca-podcast-universidade-em-saida-e-da-voz-a-alma-da-extensao-universitaria/

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes