Ação propõe vivência transformadora por meio do serviço, da espiritualidade e do compromisso com as causas sociais
Um grupo de 23 estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) participará, entre os dias 6 a 12 de julho, da Missão Universitária Ir. Henri Vergès, no município de Pontal do Paraná. A iniciativa propõe uma experiência transformadora, por meio do encontro com diferentes realidades socioterritoriais e atividades voltadas à promoção de direitos humanos, cultura, esporte e espiritualidade.
Inspirada pela trajetória do Irmão Henri Vergès, a missão é fundamentada na espiritualidade encarnada e na solidariedade ativa. A proposta busca provocar o compromisso social da juventude universitária e despertar vocações a partir de uma vivência concreta de fé e serviço.
Antes de partir para o litoral paranaense, os estudantes participaram de encontros preparatórios em Curitiba. As formações abordaram temas como a memória das missões anteriores, o papel transformador das juventudes, oficinas práticas e o contexto social, econômico e cultural da cidade que irá recebê-los. Também fizeram uma visita ao Memorial Marista e refletiram sobre o legado do Ir. Henri Vergès.

A Missão Universitária Ir. Henri Vergès, integra o calendário pastoral da PUCPR e consolida-se como uma proposta que articula fé, vida e compromisso social. Mais do que uma ação pontual, é um caminho formativo que fortalece a Identidade Marista e os princípios do projeto educativo da universidade.
Quem foi Ir. Henri Vergès?
Religioso da congregação dos Maristas de Champagnat, Henri Vergès nasceu na França e dedicou 25 anos de sua vida à missão na Argélia. Professor de matemática e diretor de escola, mantinha em sua casa uma biblioteca frequentada por mais de mil estudantes muçulmanos, promovendo o diálogo inter-religioso com profundo respeito às tradições islâmicas. Foi assassinado em 1994, em um ataque extremista, sendo beatificado em 2018 ao lado de outros 18 mártires da Argélia.