Atividades acadêmicas na Europa fortalecem parcerias internacionais e ampliam a pesquisa sobre Hans Jonas
Os professores do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Jelson Oliveira e Léo Peruzzo Júnior, bem como os estudantes de doutorado Grégori de Souza e Felipe Teider, realizam, na Europa, diferentes atividades de pesquisa, que incluem reuniões de trabalho e participação em três eventos, entre os dias 8 e 18 de junho de 2025.
O primeiro evento é o Colóquio Internacional de Fenomenologia com o tema “Vida e Existência”, realizado na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã. O evento, organizado pelo Praxis (Centro de Filosofia Política e Cultura) reuniu diferentes pesquisadores/as do tema da fenomenologia, do Brasil e de Portugal.

Além disso, a delegação participou do VI Colóquio Luso-Brasileiro de Ética e Filosofia Política, na Universidade Católica Portuguesa, campus de Lisboa. Esse evento vem sendo organizado ao longo dos últimos anos pelo PPGF/PUCPR e o Centro Hans Jonas Brasil com parceiros portugueses que, nesse ano, foram o Praxis, o CITER (Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião) e o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal. Além dos professores e estudantes da Filosofia (que incluíram o Professor do PPGF/PUCPR, Alexandre Franco de Sá), o evento contou com a presença de pesquisadores/as da área de Teologia (entre os quais o professor do PPGT/PUCPR, Alex Villas Boas) e de outras universidades. O tema desse ano foi “Espiritualidade e Responsabilidade” e marcou as celebrações dos 40 anos da publicação do livro do filósofo alemão Hans Jonas, Técnica, medicina e ética.
O terceiro evento foi a edição 2025 do Seminário Permanente de Filosofia da Tecnologia, realizado na Universidade de Évora, com pesquisadores de diferentes universidades europeias, sobre o tema da transformação tecnológica do humano e da natureza. O evento, organizado também pelo Praxis, pela Universidade da Beira Interior e pela Universidade de Évora, faz parte de uma parceria história do PPGF com professores dessas universidades.

Além desses eventos, os professores e estudantes da PUCPR manterão reuniões com pesquisadores da Espanha e da França, em vista da consolidação de parcerias de trabalho e publicações em conjunto, cujo objetivo é fortalecer a internacionalização da pesquisa em torno da obra de Hans Jonas.