Na tarde de quarta-feira, 9 de julho, a Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPG) realizou sua reunião de avaliação e planejamento. O encontro, que ocorre semestralmente, reuniu professores, assessores e coordenadores ligados à PROPPG para debater avanços, apresentar projetos e alinhar estratégias para o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação stricto sensu na Universidade.
A abertura do evento foi conduzida pelo Prof. Dr. Lesandro Ponciano dos Santos, assessor da PROPPG, que apresentou o Programa de Prospecção Tecnológica. Em sua fala, o professor destacou a importância da iniciativa como ferramenta para identificar oportunidades, mapear tendências e direcionar esforços de inovação. “O objetivo final da prospecção é gerar transferência de tecnologia para o setor produtivo, ampliando o impacto e a visibilidade do que é produzido no ambiente universitário”, afirmou.
Na sequência, Cássio José de Paula, coordenador do Sistema Integrado de Bibliotecas da PUC Minas, apresentou o projeto de implementação do Setor de Pesquisa das Bibliotecas, voltado ao suporte informacional para os programas de pós-graduação stricto sensu. A proposta representa uma mudança de postura: em vez de aguardar a demanda, o setor passará a atuar proativamente, indo até os programas e alunos para entender suas necessidades e oferecer as melhores soluções disponíveis.
A comunicação institucional também foi pauta do encontro. O Prof. Dr. Mozahir Salomão Bruck, secretário de Comunicação da Universidade e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação, abordou os desafios da comunicação nos programas de pós-graduação e reforçou o lançamento do Portal Síncronos — Portal de Identidade e Missão da PUC Minas. “Eu insisto em dizer que a gente quer muito que o Síncronos se torne, efetivamente, um portal de visibilidade do conhecimento que se produz aqui na Universidade. Esse portal nasce do desejo de fazer uma divulgação e, mais do que isso, uma comunicação sobre a ciência que existe aqui na PUC Minas”, explica.
Já o Prof. Dr. Marcelo de Rezende Pinto, do Programa de Pós-graduação em Administração, apresentou os principais pontos do planejamento estratégico da PROPPG para o quadriênio 2023-2026, reforçando as metas e diretrizes que irão nortear as ações da Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação nos próximos anos.
Outro destaque da tarde foi a apresentação do Prof. Dr. Marciano Seabra de Godoi, do Programa de Pós-graduação em Direito, que trouxe uma análise detalhada sobre as novas diretrizes da Capes para a implementação de processos híbridos de ensino e aprendizagem. A partir da nova instrução normativa, o professor explicou o que caracteriza esses processos, as premissas para sua adoção nos programas stricto sensu, bem como as vedações previstas e a importância da documentação adequada para a sua efetivação.
Encerrando o evento, o Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, fez um balanço histórico da pós-graduação na Universidade, destacando a evolução dos programas e a consolidação da pesquisa como eixo essencial da vida acadêmica na PUC Minas. “Toda a minha trajetória na Universidade foi voltada a garantir que nós, docentes e pesquisadores, pudéssemos ter acesso e condições para desenvolver a pesquisa e a pós-graduação. Isso é fundamental para o papel que a universidade deve cumprir. Hoje, com exceção do Programa de Pós-graduação em Teologia Prática, que é recente, todos os nossos programas contam com cursos de mestrado e doutorado. Isso é um marco da nossa evolução”, ressaltou.