A exposição traz uma seleção de gravuras do Destaque Prêmio Nacional de Artes 2019: a amostra corresponde a mais de 60 peças, entre xilogravuras e serigrafias, que ficarão expostas até 23 de março na capital regional. Este marco faz parte das atividades comemorativas dos 130 anos deste renomado museu de Valparaíso.
Eduardo Vilches. Gravuras (1960-1974), é o título da exposição que ficará exposta durante dois meses no Museu de Belas Artes de Valparaíso, instituição que inicia a celebração dos seus 130 anos com esta exposição. Vilches é um dos artistas nacionais vivos mais transcendentais da nossa história visual. O acervo apresentado contém cerca de 60 obras que o artista realizou em seu primeiro período de produção, voltadas às linguagens mais tradicionais. Aqui você pode ver xilogravuras e serigrafias de pequeno, médio e grande formato, que correspondem a peças artísticas adquiridas pela Pontifícia Universidade Católica do Chile para serem incorporadas ao seu acervo patrimonial.
O destacado artista e professor emérito da UC disse estar muito feliz e grato por poder partilhar o seu trabalho naquele espaço: “Já participei de exposições coletivas em Valparaíso, mas é a primeira vez que estou com uma exposição pessoal , e o que é melhor que isso neste lugar ”, disse Eduardo Vilches.
“Já participei de exposições coletivas em Valparaíso, mas é a primeira vez que estou com uma exposição pessoal, e nada melhor do que estar neste lugar” – Eduardo Vilches, artista
Por sua vez, o reitor da UC, Ignacio Sánchez, valorizou a exposição, que poderá ser exibida em Valparaíso e destacou a contribuição do Maestro Vilches na formação de muitas pessoas no país. “Eduardo Vilches é professor da nossa universidade há 60 anos, formou milhares de formandos e teve um impacto verdadeiramente importante na instituição. Seu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente e cada vez que é apresentado em um museu, todos os ex-alunos ou graduados o abordam com muito carinho.”
E acrescentou: “É um professor e professor que marca verdadeiramente a história profissional e artística de muitas pessoas deste país. Para nós é uma alegria muito grande poder realizar este trabalho, porque faz parte do percurso itinerante da universidade. programa que tem a ver com apresentar o nosso património cultural em diferentes regiões, e nada melhor do que estar no Museu Baburizza.”
Rafael Torres, diretor do Museu Baburizza, valorizou ter a obra do mestre Eduardo Vilches. “A exposição Eduardo Vilches é uma amostra extraordinária de 14 anos de criação deste grande artista, fundador da Escola de Gravura de Concepción, professor emérito da PUC, vencedor do Prêmio Altazor em diversas ocasiões e do Prêmio Nacional de Arte 2019. a história da arte contemporânea e formador de muitas gerações de artistas. Convidamos você a vir ao museu e desfrutar desta maravilhosa exposição.”
“Eduardo Vilches é professor da nossa universidade há 60 anos, formou milhares de formandos e teve um impacto verdadeiramente importante na instituição. O seu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente e cada vez que é apresentado num museu, todos os ex-alunos ou graduados o abordam com muito carinho” – Ignacio Sánchez, reitor da UC.
A prefeita de Valparaíso, Camila Nieto, afirmou o compromisso do município com a cultura e as artes: “Queremos destacar o papel fundamental que este museu desempenha como guardião do patrimônio histórico e artístico de Valparaíso, contribuindo para a educação e o fortalecimento da nossa identidade .local (…) Espaços como o Museu Baburizza não só preservam a nossa riqueza cultural, mas também posicionam Valparaíso como um destino imperdível para quem procura experiências autênticas que reflitam a alma da nossa comuna.”
“A oportunidade de viajar os acervos da universidade para outras regiões do Chile e poder oferecê-los gratuitamente a novos públicos faz parte de um dos principais objetivos da conexão e serviço da UC com o país” – Daniela Rosenfeld, diretora da UC Extensão Cultural.
Durante seus 92 anos, Eduardo Vilches participou de importantes exposições individuais e coletivas no Chile e em diversos lugares do mundo. Por sua trajetória, reconhecimento internacional e reconhecimento de seus pares no país, foi diversas vezes agraciado com o Prêmio Altazor.
“A oportunidade de viajar o acervo da universidade para outras regiões do Chile e poder oferecê-lo gratuitamente a novos públicos faz parte de um dos principais objetivos da ligação e serviço da UC com o país. Trazer uma seleção de obras originais de um artista tão significativo e transcendental para a história da arte gráfica chilena, como Eduardo Vilches, constitui uma verdadeira honra”, disse Daniela Rosenfeld, diretora da Extensão Cultural da UC .
“É uma referência na história da arte contemporânea e formador de muitas gerações de artistas. Convidamos você a vir ao museu e desfrutar desta maravilhosa exposição” – Rafael Torres, diretor do Museu Baburizza
“Eduardo Vilches. Gravuras (1960-1974)”, podem ser visitadas até 23 de março, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 19h00, gratuitamente.
Fonte: PUC Chile