Abertura das atividades do Pibid debate o papel da escola no cumprimento do ECA

Aconteceu nesta sexta-feira, 14 de março, o evento de abertura de atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à Docência (Pibid). A solenidade contou com uma palestra sobre Direitos das Crianças e Adolescentes e o papel da escola, ministrada pela Profa. Maria do Pilar Lacerda, Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho (CNE).

A Profa. Nilza Bernardes, coordenadora institucional do Pibid na PUC Minas, representando o Pró-reitor de Graduação, Prof. Eugenio Batista Leite, falou sobre a contribuição do Pibid no fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

“Destaco a relevância do Pibid na preparação dos nossos licenciandos para atuar como docentes na educação básica”, afirmou. “Este programa tem uma grande importância para os nossos estudantes e para a valorização do magistério”.

Também compuseram a mesa de abertura a Profa. Dra. Andreia dos Santos, representando o Instituto de Ciências Sociais (ICS); a Profa. Juliana de Lima Passos Rezende, representando o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); e o Prof. Roney Rachide Nunes, representando o Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei).

Diretos das Crianças e dos Adolescentes e o papel da escola

“Crianças e adolescentes são prioridade absoluta”, afirmou Profa. Maria do Pilar Lacerda.  Ao longo da aula magna, a palestrante falou sobre a relevância da escola no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Artigo 227 da Constituição Federal, dando exemplos de suas próprias vivências durante o magistério.

Maria do Pilar também falou sobre os principais aspectos de uma escola contemporânea. “É a [escola] que faz sentido, que dialoga com o território e a comunidade, que pensa em equidade e, mais do que isso, pensa em justiça social”, afirmou.

“A escola não pode ser insensível à sociedade. A escola precisa se interessar em conhecer o outro. Saber quem o aluno é, de onde veio, qual é a sua história. Isso significa alteridade. É assim que se constrói uma relação de aprendizagem, já dizia o mestre Paulo Freire”, enfatizou a palestrante.

Coordenadores de área do Pibd

Na ocasião, a professora Nilza anunciou os coordenadores de área do atual edital do Pibid, sendo: a Profa. Juliana de Lima Passos Rezende em Ciências Biológicas; a Profa. Dra. Andreia dos Santos em Sociologia; o Prof. Dr. Joelcio Fernandes em Educação Física; a Profa. Dra. Joice da Silva Araujo em Física; a Profa. Juliana de Lima Caputo em Geografia; a Profa. Dra. Jacyra Antunes Parreira em História; a Profa. Dra. Maria Flôr de Maio Barbosa Benfica em Letras – Português; Prof. Roney Rachide Nunes em Matemática; Profa. Dra. Profa. Dra. Mariana Veríssimo em Pedagogia e alfabetização; e Profa. Dra. Ev’ Ângela Batista no subprojeto interdisciplinar que agrega os alunos dos cursos de Letras e Pedagogia.

Fonte: PUC-MINAS

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes

Carta à Comunidade

Mensagem do Irmão Rogério Renato Mateucci, Reitor da PUCPR Na noite de 15 de abril de 2025, por volta das 18h30, um incêndio teve início

Leia mais »

Nota Oficial

Sobre o incêndio ocorrido nesta terça-feira, 15 de abril, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) esclarece que o fogo teve início no Teatro TUCA,

Leia mais »