Academia Social abre inscrições para novo curso gratuito sobre Educação Social e SUAS

A formação, fruto da parceria entre Fundação FEAC, PUC-Campinas e GEPPES, é voltada para profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar na promoção da inclusão e transformação social em Campinas

A Academia Social, iniciativa que se consolida como um pilar para o fortalecimento do ecossistema social de Campinas, anuncia a abertura de inscrições para a segunda turma do curso Educação Social e Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Desenvolvimento e Implementação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 14 e 31 de julho, representando uma nova oportunidade para profissionais e lideranças da área aprofundarem seus conhecimentos.

Clique aqui para se inscrever

O curso é resultado da parceria estratégica entre a Fundação FEAC, a PUC-Campinas e o Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (GEPPES), e foi desenhado para capacitar agentes de transformação que trabalham na linha de frente com comunidades vulneráveis. Com uma carga horária total de 65 horas, a formação une encontros presenciais e atividades autônomas, oferecendo uma imersão profunda e prática no universo das políticas públicas de assistência social.

Início das Aulas

As aulas presenciais ocorrerão aos sábados, das 8h30 às 12h30, entre os dias 16 de agosto e 18 de outubro, no Campus I da PUC-Campinas. O ambiente acadêmico proporcionará um espaço de diálogo e troca de experiências entre os participantes, unindo o rigor teórico da universidade ao saber prático vivenciado nas comunidades.

A formação visa capacitar os participantes para o desenvolvimento e implementação de projetos que integram os princípios da Educação Popular ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os alunos explorarão o papel do educador social e do gestor na promoção da transformação, aprendendo a analisar e aplicar diretrizes em projetos de intervenção social com foco na inclusão e participação cidadã. O programa também fornecerá ferramentas e metodologias adequadas para avaliar o impacto e a sustentabilidade das ações desenvolvidas, qualificando a atuação de quem já está no Terceiro Setor e de quem planeja ingressar neste campo de maneira profissional.

Público-Destinatário

O curso é voltado a profissionais que trabalham diretamente com comunidades vulnerabilizadas, com enfoque na inclusão e na transformação social; Responsáveis pela gestão de políticas públicas e programas sociais; Profissionais que atuam na gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e desejam desenvolver projetos sociais e educativos integrados direcionados ao impacto social, sustentabilidade e participação cidadã; Profissionais envolvidos no planejamento e execução de políticas públicas de assistência social que necessitem de formação específica sobre Educação Popular e o SUAS; Professores e Formadores de Educação Popular; Estudantes que buscam complementar sua formação com conhecimentos práticos sobre o desenvolvimento e avaliação de projetos sociais e educativos.

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 31 de julho. Por ser um curso gratuito e com vagas limitadas, haverá um processo seletivo para garantir a diversidade, equidade e inclusão (30% das vagas são destinadas às mulheres, pessoas negras, pessoa com deficiência, povos indígena, pessoas LGBTQIAPN+, comunidades tradicionais e pessoas de territórios em vulnerabilidade) e o alinhamento com os objetivos do projeto. Após a seleção, os candidatos receberão um e-mail para confirmarem a inscrição.

Com esta iniciativa, a Academia Social reafirma seu compromisso de “conectar saberes para fortalecer o ecossistema social”, oferecendo mais uma oportunidade de capacitação de alta qualidade para construir uma Campinas mais justa, inclusiva e solidária.

Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/academia-social-abre-inscricoes-para-novo-curso-gratuito-sobre-educacao-social-e-suas/

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes