Auditório Monsenhor Salim recebe celebração de sessenta anos do curso de Psicologia

Durante o evento, cinco de seus ex-professores foram homenageados

O Auditório Monsenhor Salim, localizado no Campus II, recebeu, no último dia 25 de junho, a celebração de sessenta anos do curso de Psicologia da PUC-Campinas, que é referência em todo o Brasil, sendo um dos maiores e mais procurados do interior paulista, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Durante o evento, cinco de seus ex-professores foram homenageados por todo o trabalho desenvolvido ao longo dessas seis décadas de história.

O evento, que teve início com uma apresentação da diretora da Faculdade, a Profa. Dra. Luciana Gurgel Guida Siqueira, contou ainda com uma benção realizada por Sandra Marques, da Pastoral Universitária, e uma apresentação musical, com a execução de canções de Milton Nascimento, Geraldo Vandré e Caetano Veloso, realizada pelo coordenador do Centro de Atendimento à Comunidade Interna (CACI) e do Centro de Cultura e Arte (CCA), Prof. Me. José Donizeti de Souza; pela regente titular do Coral Universitário do CCA, a maestrina Fátima Viegas; e pelo estudante de Fisioterapia e integrante do Coral Universitário, Leonardo Augusto Andrade da Silva.

O evento teve início com uma apresentação da diretora da Faculdade de Psicologia, Profa. Dra. Luciana Gurgel Guida Siqueira. Segundo ela, “é sempre importante valorizar, não só um curso que completa sessenta anos de existência e excelência, mas aqueles e aquelas que ajudaram a fazê-lo”.

Logo depois, a Dra. Diana Tosello Laloni, professora do curso entre 1969 e 2024, e uma das homenageadas, realizou uma apresentação sobre a história da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas, da qual ela fez parte também como aluna e diretora.

Ao final, além da professora Diana, receberam homenagens pelos serviços prestados à PUC-Campinas, o Dr. Aguinaldo Aparecido Neri, professor entre 1978 e 2022; a Dra. Maria Fernanda Mazziotti Barreto, professora entre 1978 e 2011; o Dr. Nilton Júlio de Faria, professor entre 1992 e 2024; e a Dra. Sofia Helena Porto Di Nucci, professora entre 1988 e 2018.

Repensar e reconstruir
De acordo com a diretora da Faculdade de Psicologia, Profa. Dra. Luciana Gurgel Guida Siqueira, é sempre importante valorizar, não só um curso que completa sessenta anos de existência e excelência, mas aqueles e aquelas que ajudaram a fazê-lo. Ela diz que “quando olhamos para o passado a fim de analisarmos todo o legado do curso de Psicologia da PUC-Campinas, podemos refletir e produzir alguns insights de como conduzir o nosso curso no futuro, o que precisamos manter, o que mudar e como devemos nos adequar as novas exigências do Ministério da Educação (MEC), do mercado de trabalho e as mudanças naturais que ocorrem na sociedade ao longo dos tempos. É muita coisa para se repensar e reconstruir”.

Ela lembra ainda que o curso de Psicologia da PUC-Campinas surgiu imediatamente após a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil, em 1962 e, “por sermos quase tão antigos quanto a própria profissão, significa que, durante muito tempo, o nosso curso foi a única opção na região de Campinas para aqueles e aquelas que quisessem tornar-se psicólogos e isso nos trouxe uma grande visibilidade, uma vez que a maior parte dos profissionais de outros tempos em nossa região eram formados pela PUC-Campinas”.

A Dra. Diana Tosello Laloni, professora do curso entre 1969 e 2024, e uma das homenageadas, realizou uma apresentação sobre a história da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas, da qual ela também fez parte como aluna e diretora.

Sobre as homenagens, Luciana explica que os agraciados são pessoas que, além de terem ocupado cargos importantes dentro da Faculdade, do Serviço de Psicologia e da Universidade, participaram ativamente para a construção do curso. Segundo ela, “são profissionais que representam a todos os outros professores e ex-professores, ex-alunos e ex-alunas e estudantes atuais que fazem parte de nossa história”.

Homenageados
Para a ex-professora Dra. Diana Tosello Laloni, que lecionou durante 55 anos, foi diretora da Faculdade por nove deles e participou da mudança das instalações do curso do Campus Central para o Campus II, a importância de se celebrar os seus sessenta anos se dá pelo fato de este ter ajudado de maneira decisiva para que a psicologia se espalhasse pelo interior paulista, funcionando “com um número enorme de alunos e mantendo-se sempre como um dos melhores cursos de todo o Brasil. Isso é o que faz com que, de fato, precisemos celebrar a sua existência e a longa vida que ele está tendo”.

O Dr. Aguinaldo Aparecido Neri, que foi vice-diretor do curso por duas vezes, comenta que “o nosso curso marcou história na psicologia. É um curso muito respeitado e eu sou testemunha de que ele foi construído com muito carinho, responsabilidade, pesquisa e estudo e comemorar esses sessenta anos é muito importante por ser uma celebração de sua evolução e, no Brasil, nós temos um sério problema, que é o de não relembrarmos a contento a nossa história. E esse evento é importante por lembrar de toda essa luta que nós travamos para transformarmos o curso de Psicologia no que ele se tornou. Isso é algo que me deixa muito contente”.

O Dr. Aguinaldo Aparecido Neri, professor entre 1978 e 2022, é homenageado pela diretora da Faculdade de Psicologia, Profa. Dra. Luciana Gurgel Guida Siqueira (à esquerda), e pela Profa. Dra. Ana Paula Bonilha Piccoli (à direita).

A Dra. Maria Fernanda Mazziotti Barreto, por sua vez, ressalta que o curso de Psicologia da PUC-Campinas, por ter nascido, praticamente, junto à regularização da psicologia no Brasil, se tornou o “curso de peso que nós vemos hoje” e a Dra. Sofia Helena Porto Di Nucci explica que o evento, de fato, é um momento necessário para celebrar um curso que “é muito importante no contexto nacional e que está sempre na vanguarda, à frente das mudanças ocorridas nos nossos tempos. O curso de Psicologia da PUC-Campinas sempre contou com características mais contextualizadas com a nossa realidade”.

Acompanhando as mudanças
A Profa. Dra. Cristiane Maretti Marangoni Valli, ex-diretora do curso, e professora da Faculdade desde 2009, disse estar muito feliz e grata de poder celebrar as seis décadas de existência do curso e toda a evolução que ele sofreu ao longo dos anos. “Eu, que sou egressa do curso de Psicologia da PUC-Campinas e que, de alguma maneira, acompanhou a história da Faculdade como aluna e professora, além de diretora (entre 2014 e 2022, durante dois mandatos consecutivos de quatro anos), fico muito alegre e satisfeita com este evento. Além disso, eu acho que é bastante importante frisar que o curso de Psicologia da PUC-Campinas é um curso tradicional, no sentido de que ele formou muitos profissionais que estão aí atuando sob o respaldo ético e científico e a gente tem muito orgulho disso, de a Universidade possuir essa penetração e importância, pois é um curso que acompanhou e acompanha as transformações do mundo de hoje, as diversas mudanças do mundo contemporâneo. O que eu quero dizer é que apesar de tradicional, é um curso que se renova a cada dia, então eu ressalto novamente que é uma grata satisfação e uma importância ímpar para nós da Faculdade a realização dessa comemoração na data de hoje”.

A Dra. Maria Fernanda Mazziotti Barreto, professora do curso de Psicologia entre 1978 e 2011, é homenageada pela diretora da Faculdade de Psicologia, Profa. Dra. Luciana Gurgel Guida Siqueira (à esquerda), e pela Dra. Silvana Cardoso Brandão, ex-docente do curso (à direita).

Representação da psicologia no Brasil
Docente do curso de Psicologia da PUC-Campinas desde 1996, a Profa. Dra. Karina de Carvalho Magalhães comenta que celebrar estes sessenta anos de existência do curso de Psicologia é “extremamente importante, em especial, porque a psicologia na cidade de Campinas começou, praticamente, junto ao início da psicologia enquanto ciência no Brasil. Uma das homenageadas a Dra. Diana Laloni, que foi da primeira turma do curso, tornou-se professora em seguida e acompanhou muitas mudanças significativas ao longo do tempo, passando por todo o período da Ditadura Militar, pelo processo de redemocratização do país e por várias mudanças científico-tecnológicas na área da saúde. Enquanto aluna, que ingressou no curso em 1987, eu fui orientada por ela ao estudar Psicologista Hospitalar, que era algo que eu queria muito, e eu aprendi muito e é por conta disso que as homenagens feita a ela e a todos os outros professores são muito importantes, por que eles, nós, o curso como um todo e a Universidade representa a psicologia no Brasil e o desenvolvimento da ciência e da psicologia enquanto ciência e profissão no Brasil, não só dentro da graduação, mas também nas pós-graduações stricto sensu e lato sensu e com os nossos programas de residência multiprofissional para os quais vem gente do Brasil inteiro. É por isso que é muito importante comemorar todas as possibilidades oferecidas pela PUC-Campinas na área da psicologia e o crescimento e desenvolvimento desta na Universidade”.

A Dra. Sofia Helena Porto Di Nucci, professora do curso de Psicologia entre 1988 e 2018, é homenageada pela diretora da Faculdade de Psicologia, Profa. Dra. Luciana Gurgel Guida Siqueira (à esquerda), e pela sua filha e professora do curso, Dra. Eliane Porto Di Nucci Pecorari (à direita).

Boom de contratações
A Dra. Fátima Schette, ex-professora do curso, explica que a PUC-Campinas “sempre foi a minha vida e eu sinto uma grande alegria de ter sido professora da Faculdade de Psicologia e uma alegria ainda maior de estar na presença de tantos ex-alunos. Eu passei a fazer parte da Universidade, ainda como aluna, em 1977, e pude acompanhar uma boa parte da história do curso, a sua evolução e da própria psicologia como um todo. O mercado, hoje, valoriza muito o psicólogo em todas as áreas e, no pós-pandemia, nós tivemos um boom de contratações, em especial nas áreas clínica; organizacional, onde o psicólogo atua na seleção, treinamento, desenvolvimento de carreiras e tudo o mais; e educacional e é gratificante ver que a profissão está bem valorizada hoje em nosso país, ao menos mais do que no passado, porque o nosso passado foi difícil. Nós fomos desbravadores”.

“Outros sessenta anos e muito mais”
Para a aluna egressa, recém-formada, Gislaine Alves, acompanhar essa celebração de sessenta anos do curso de Psicologia é algo, não só “muito importante, mas muito bonito também. Eu entrei aqui em 2020, através de uma bolsa oferecida pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e resolvi cursar a PUC-Campinas por ela oferecer uma grade curricular atualizada e nos dar muitas oportunidades de estágio, o que tem muito me ajudado agora que eu estou formada, por conta de toda a experiência profissional que eu tive ao longo da faculdade”.

De acordo com Bruna Beretta, aluna do 9º período, estar presente em um evento desta ordem “é uma honra muito grande, pois presenciar inúmeros professores que me acompanharam em toda a minha trajetória no curso recebendo esta homenagem é ótimo. A PUC-Campinas sempre esteve nos meus planos, desde o momento em que eu resolvi cursar Psicologia. Que venham outros sessenta anos e muito mais”.

Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/auditorio-monsenhor-salim-recebe-celebracao-de-sessenta-anos-do-curso-de-psicologia/

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes