Denúncias, insatisfações e elogios podem ser feitos de forma anônima e recebem uma devolutiva em até 7 dias corridos
Preocupada em manter um ambiente cada vez mais acolhedor, seguro e igualitário, a atua como um espaço de escuta ativa e de diálogo entre toda a comunidade acadêmica e a Universidade.
Mais do que um ponto de contato, a Ouvidoria PUCPR têm como objetivo incentivar a participação de estudantes e professores a expressarem suas opiniões e preocupações sobre a experiência universitária. Quais temas são tratados na Ouvidoria PUCPR?
Atuando como última instância, o papel da Ouvidoria é acolher o relatante e guiar a solução com a área responsável pela tratativa. Os principais temas de análise são:
- Temas acadêmicos referentes a prestação de serviço, como reclamações sobre atendimentos;
- Temas referentes a comportamentos inadequados por parte de estudantes, como discriminação, assédio, importunação ou bullying.
- Já assuntos como boleto, emissão de documento e nota, são serviços de primeira instância, tratados por setores como o SIGA ou coordenação de curso.
Como fazer um relato na Ouvidoria PUCPR?
Existem duas maneiras de fazer um relato à Ouvidoria PUCPR, pelo telefone 0800 727 0580 e pelo site, com os seguintes passos:
- Acesse o canal para manifestações clicando aqui;
- Siga as orientações seguintes;
- Anote o número de protocolo gerado a seguir. Ele será fundamental para acompanhar o desdobramento do relato.
Em 2024 foram feitas mais de 1500 manifestações. Dessas, apenas 56% foram acompanhadas pelo relatante. É importante saber o número de protocolo gerado, principalmente em casos anônimos, em que não outra forma de contatar quem abriu a manifestação.
Saiba mais sobre a Ouvidoria PUCPR: