Curso de Design de Moda da PUC-Campinas promove palestra com diretor de escola italiana

Durante o evento, Niccolo Sbaraglia falou sobre a produção de artigos de luxo na “Velha Bota”

O Curso de Design de Moda da PUC-Campinas promoveu, no último dia 20 de fevereiro, uma palestra sobre a produção de artigos de luxo na Itália, com o professor Niccolo Sbaraglia, diretor do Departamento de Negócios e Direção Artística do Ente per le Arti Applicate alla Moda e al Costume (Instituto de Artes Aplicadas à Moda e ao Traje), também conhecido como Polimoda. A palestra foi realizada na sala 800 do prédio H01 da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), no Campus I, por meio de videoconferência.

O Instituto é localizado na cidade de Florença, na região da Toscana, no coração do centro produtivo da moda do país mediterrâneo, e atua sem fins lucrativos. O local é uma das mais importantes escolas que tratam do assunto no mundo todo, sendo um centro de excelência reconhecido internacionalmente. Um vídeo institucional sobre a Polimoda foi exibido durante a abertura do evento realizado na ELC.

O professor Niccolo Sbaraglia, diretor do Departamento de Negócios e Direção Artística do Instituto Polimoda, falou aos estudantes do Curso de Design de Moda da PUC-Campinas sobre a produção de artigos de luxo na Itália, em especial na região da Toscana.

Fashion design & fashion business
Logo depois da projeção, Sbaraglia deu início a sua fala tratando da produção de artigos de luxo na “Velha Bota”, um dos maiores fabricantes de itens do gênero, com empresas como Gucci, Prada, Armani, Valentino, Fendi, Bulgari, Moschino, Miu Miu, Versace e Dolce & Gabbana, e explicou que esta grande produção é uma das maiores razões para que a Polimoda forneça formações, tanto na área de fashion design, que é arte de criar roupas, acessórios e joias, com a aplicação de design, estética e construção, quanto na de fashion business, também conhecido como o “negócio da moda”, que é o processo de desenvolvimento de roupas, calçados e acessórios, desde a sua concepção até a criação.

Além da explicação sobre o que é, exatamente, o mercado de luxo, o professor disse ainda que o que caracteriza um produto de luxo é a sua “raridade, exclusividade e qualidade”. Para ele, um dos grandes segredos do mercado de luxo italiano é a sua produção manual, em grande parte de caráter artesanal, o que torna tudo “muito mais exclusivo e raro”.

Tradição e qualidade
O diretor ressaltou ainda que “luxo é tradição e a tradição só vem com a qualidade e esta começa com a escolha dos fornecedores. Na Itália, em especial na Toscana, as fábricas são pequenas, tendo de quinze a cinquenta funcionários que são dedicados totalmente ao seu ofício. Além disso, o design de um produto precisa ter estética e funcionalidade e, variando de povo para povo, todos eles acabam dando mais ênfase a um ou ao outro, de acordo com os seus costumes”. Ele também comentou que um produto é “uma ferramenta de marketing” e que as pessoas que sonham em possuí-lo são leais à sua qualidade. “Se o produto for ruim, nada mais importará. Ele será descartado pelo mercado consumidor”.

De acordo com a Profa. Ma. Aline Barbosa da Cruz Prudente, que esteve à frente do evento, este contou, “não só com uma grande troca cultural, mas também funcionou como um gerador de insights sobre como as coisas acontecem em uma fonte primária, porque é um italiano falando sobre como é a moda italiana e isso, talvez, tenha sido o ponto mais importante da realização desta palestra”.

Por fim, Sbaraglia falou sobre sustentabilidade e o quanto ela é cara. “Educação é a nova sustentabilidade e a sustentabilidade é o novo luxo. A ideia a partir de agora deverá ser ‘compre menos e compre melhor’ e ‘gaste mais, mas com menos frequência’”.

Visita à PUC-Campinas
Ao final do evento, os estudantes fizeram perguntas ao palestrante e, logo depois, a brasileira Ana Cláudia Morais, funcionária do Escritório Internacional de Business do Polimoda, disse, em primeira mão, que, no próximo mês de março, ela, junto a supervisora ​​de Design de Moda da Instituição e professora residente de Sociologia do Imaginário, Silvia Tolaro, virão à PUC-Campinas, não só para conhecer a Universidade e procurar efetivar parcerias, mas também para realizar encontros individuais com os estudantes que pretendem continuar a realizar os seus estudos na Polimoda.

Gerador de insights
De acordo com a Profa. Ma. Aline Barbosa da Cruz Prudente, que, em nome da coordenadora do Curso de Design de Moda, Profa. Ma. Roseana Sathler Portes Pereira, esteve à frente do evento, este se deu como parte da Semana de Abertura das atividades acadêmicas. “Em todos os semestres são realizados encontros desta ordem para abrir os trabalhos do Curso de Design de Moda. Este em específico contou, não só com uma grande troca cultural, mas também funcionou como um gerador de insights sobre como as coisas acontecem em uma fonte primária, porque é um italiano falando sobre como é a moda italiana e isso, talvez, tenha sido o ponto mais importante da realização desta palestra”, ressalta.

Ela encerra dizendo que “estamos trabalhando para que muitos outros eventos deste tipo aconteçam no futuro, pois sem dúvida nenhuma, eles contêm informações que são extremamente valiosas aos nossos estudantes, tanto em termos técnicos quanto em relação às tendências atuais da moda e ao mercado de trabalho da área nos dias de hoje”.

Fonte: PUC CAMPINAS

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes