O Instituto de Investigações Biomédicas (BIOMED UCA-CONICET) recebeu financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos para realizar o estudo “Projeto Trisoma Humano: Red Latinoamérica”. O mismo é liderado pelo Dr. Joaquín Espinosa, diretor executivo do Instituto Linda Crnic para a Síndrome de Down do Anschutz Medical Campus da Universidade do Colorado, que realizará uma conferência na UCA em 18 de dezembro. Assim, a BIOMED representará a Argentina neste estúdio inovador que tem como objetivo último melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down.
O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento de Coortes de Síndrome de Down (DS-CDP) do NIH e é uma iniciativa que busca criar uma plataforma integral de dados para promover o estudo das características clínicas e de neurodesenvolvimento de pessoas com síndrome de Down desde o nascimento até a idade adulta, apoiado pelo projeto INCLUDE do NIH.
El Dr. Graciela Moya e a Dra. Vanina Medina liderou o projeto HTP-Argentina, que se juntará ao BIOMED e trabalhará em estreita colaboração com o Instituto Linda Crnic para as investigações do DS-CDP. Além da Argentina e dos Estados Unidos, os centros de investigação red abarca no México, Colômbia, Brasil e Chile, com possibilidade de estudos adicionais na Venezuela e na Bolívia. Cada site contribui com dados clínicos, genéticos, biológicos, geográficos e de fatores culturais e socioeconômicos de diversas populações raciais e étnicas de toda a América Latina, ampliando a diversidade, o impacto e a inclusão da investigação, e favorecendo uma compreensão mais profunda da síndrome de Down e condições de saúde relacionadas.
“Nos sentimos profundamente orgulosos e emocionados de ter a possibilidade de liderar a participação da Argentina neste projeto colaborativo que também esfuerzos entre os países latino-americanos junto com a EEUU. Este projeto pioneiro representa um passo crucial para uma melhor compreensão da Síndrome de Down em nosso país e região e nos impulsionará a desenvolver intervenções que melhorem suas condições de saúde e qualidade de vida”, destaco a Dra. Vanina Medina, diretora da BIOMED e investigadora principal do HTP-Argentina.
Fonte: UCA