ENADE 2025 traz mudanças importantes e amplia foco em Medicina e Licenciaturas

Exame avalia cursos superiores no Brasil. Edição marca início da avaliação anual do curso de Medicina

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), principal instrumento do Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos superiores no Brasil, terá, em 2025, novidades significativas que impactam especialmente os estudantes de Medicina e das Licenciaturas. O exame continua sendo um componente obrigatório do histórico escolar. Isso significa que sem realizá-lo (ou sem a devida dispensa), o estudante não consegue colar grau nem obter o diploma.

Como funciona o ENADE

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem a missão de aferir o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares, bem como as habilidades e competências necessárias à formação geral e profissional. Os resultados subsidiam políticas públicas e servem de parâmetro para instituições aprimorarem seus projetos pedagógicos.

Principais mudanças deste ano

Em 2025, o exame continua obedecendo aos ciclos trienais, avaliando cursos pertencentes ao Ano I do ciclo avaliativo. Mas duas grandes mudanças se destacam: pela primeira vez, o curso de Medicina será avaliado de forma anual, por meio do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A aplicação está marcada para 19 de outubro. A nota do Enamed não apenas integrará a avaliação da qualidade dos cursos de Medicina no país, mas também poderá ser utilizada em processos seletivos de residência médica, como no Enare (Exame Nacional de Residência).

. Os estudantes concluintes das licenciaturas voltam ao Enade em 2025, pelo segundo ano consecutivo, dada a mudança iniciada em 2024, que inclui a avaliação anual dos estudantes. O novo modelo se propõe a avaliar os aspectos teóricos e práticos, e a mudança vem acompanhada de uma nova Matriz de Referência para o componente de Formação Geral Docente, buscando avaliar competências pedagógicas com mais profundidade.

Essas alterações mostram um movimento do MEC para tornar a avaliação mais específica, alinhada às necessidades de formações profissionais distintas.

Quais cursos farão o ENADE 2025?

Além de Medicina e Licenciaturas, o Enade deste ano avaliará os cursos regulares do ciclo, aplicando provas em 23 de novembro para bacharelados e superiores de tecnologia. Na lista estão:

  • Bacharelados: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.
  • Licenciaturas: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Os participantes são os estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas, com 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e que não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2026.

O que os estudantes precisam ficar atentos?

Os concluintes desses cursos devem acompanhar os editais específicos e o cronograma divulgado pelo Inep. É necessário ficar atento ao preenchimento do Questionário do Estudante e à divulgação dos locais de prova. Afinal, o Enade é determinante para a conclusão do curso superior.

Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/enade-2025-traz-mudancas-importantes-e-amplia-foco-em-medicina-e-licenciaturas/

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes

O Ceará com Objetivo, no Topo!

Uma celebração necessária As escolas privadas, grupos educacionais e instituições celebram nessa semana as posições destacadas em rankings nacionais de classificação baseados no ENEM 2024,

Leia mais »