A PUC-Rio está em constante busca por parcerias internacionais e intercâmbios culturais e acadêmicos. Com o objetivo de estreitar laços institucionais e explorar possibilidades de colaboração, a comitiva liderada pelo Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., realizou uma visita à Universidade de Hebei (HBU), na cidade de Baoding.
A delegação conheceu a Biblioteca Central do novo campus da HBU, que conta com mais de 4 milhões de livros e importantes obras jesuíticas, como o mapa-múndi “Kunyu Quantu”, de Ferdinand Verbiest. Divididos em grupos, os representantes da PUC-Rio conheceram diferentes departamentos da universidade.
O Reitor, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., acompanhado pelo Pe. Roberto Dias, S.J. (Presidente Fundação Padre Leonel Franca), pelo professor Ricardo Alencar (Coordenador Central de Cooperação Internacional – CCCI), por Christine Duarte (Supervisora de parcerias da CCCI), por Roberta Dinelly (Assessora do Instituto Confucius PUC-Rio) e pela professora Sun Yanping (Intérprete e docente de português), visitou a Faculdade de Artes de Hebei, onde ministrou a aula “Arte, ciência e tecnologia: premissas e promessas de um novo Renascimento” para os estudantes. Além disso, o grupo visitou ateliês de caligrafia, pintura e cerâmica e a exposição “Parla!”, de 2024, fruto da cooperação entre o Departamento de Artes & Design da PUC-Rio e a Faculdade de Artes de Hebei. “Parla!” celebra os 50 anos de amizade e relações diplomáticas entre Brasil e China. O Reitor da PUC-Rio recebeu um raro artefato de bronze, como presente do diretor da faculdade.
Enquanto isso, outros integrantes da delegação exploraram áreas acadêmicas específicas da universidade. Os professores Gustavo Robichez (Coordenador Central de Parcerias e Inovação CCPIN) e Rafael Nasser (Diretor do Instituto ECOA), e o gerente do Tecgraf, Roberto Juan Quevedo, visitaram a Faculdade de Engenharia Eletrônica e da Informação, onde conheceram laboratórios de automação, robótica e simulação de energia solar. Já os professores Aurora Pérez (Coordenadora do LASURF) e Sérgio Fontoura (Coordenador do GTEP) participaram de reuniões com o departamento de química da HBU, para troca de experiências.
A visita contou ainda com uma cerimônia de boas-vindas no campus principal da HBU, presidida pelo novo reitor, professor Meng Qingyu, e representantes institucionais. Durante o evento, foram discutidas propostas para ampliar o intercâmbio acadêmico, incluindo o envio de alunos e professores da PUC-Rio para Hebei, seminários conjuntos e estágios para estudantes chineses de português.
Já em Pequim, o Reitor, Pe. Anderson e o Pe. Roberto visitaram o Cemitério de Zhalan, onde está sepultado Matteo Ricci, missionário jesuíta italiano que, nos séculos XVI e XVII, promoveu o diálogo entre as culturas ocidental e chinesa. O local, estabelecido em 1610, é um símbolo do intercâmbio cultural sino-ocidental e do legado dos jesuítas na área da ciência, cartografia e astronomia. Para o Pe. Anderson, “o legado de Ricci continua a inspirar a missão acadêmica e cultural”.
A viagem à China reflete o compromisso da Universidade com a construção de pontes entre nações, promovendo o diálogo e a cooperação acadêmica e cultural. A missão não apenas reforça laços históricos, mas projeta um futuro de colaborações inovadoras.
Fonte: LinkedIn PUC RIO