FUNDASP investe na capacitação dos docentes da FCMS voltada à avaliação formativa

Durante os dias 12 e 13 de junho, docentes da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) participaram de uma capacitação intensiva sobre avaliação programática na formação médica. O treinamento, com carga total de seis horas e faz parte das ações da FCMS para qualificar seus processos pedagógicos.

Segundo a professora-doutora Antonianna Furtado Cavalcante, vice-coordenadora do curso de medicina a capacitação abordou um conceito cada vez mais relevante no ensino em saúde: a transição da avaliação da aprendizagem para a avaliação para a aprendizagem, que busca apoiar o desenvolvimento contínuo dos alunos, e não apenas mensurar seus conhecimentos.

O palestrante foi o professor-doutor Ruy Guilherme Silveira de Souza, docente da Universidade Federal de Roraima; doutor em Clínica Médica pela Unicamp na área de Ensino em Saúde; mestre em Educação de Profissões de Saúde pela Universidade de Maastricht, Holanda; membro da Associação Brasileira de Ensino Médico (Abem); consultor internacional em educação médica (Opas) e membro da AMEE (International Association for Health Profession Education).

Segundo ele, a avaliação precisa ser formativa e contínua e é necessário identificar qual o tipo de avaliação e o momento mais adequados para elas. Ele também defende que a formação dos profissionais da saúde deve ser voltada à comunidade. “Nosso compromisso não é com o aluno, é com o paciente que esse aluno vai atender”, destacou. “Não adianta dizer ao aluno que ele não tem competência para se formar, porque ele irá se graduar, independentemente da nossa opinião pessoal, às vezes até justificada. Temos a obrigação, não pelo aluno, mas pela comunidade, de ter esse compromisso de dar esse feedback”.

Ainda de acordo com o professor Ruy, outro ponto importante é que os docentes, no século 21, mudaram o conceito da “pirâmide”, segundo o qual “o bom” era o que estava no ápice da pirâmide. “Mostramos que podemos atingir a autenticidade profissional provada, garantida pela psicometria, mesmo com testes escritos”.

Fonte: https://j.pucsp.br/noticia/fundasp-investe-na-capacitacao-dos-docentes-da-fcms-voltada-avaliacao-formativa

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes

Conselhos 4.0: O Papel Estratégico em um Mundo Digital e Plural

O artigo destaca a transformação dos conselhos de administração em núcleos estratégicos fundamentais para a perenidade e inovação das organizações em um contexto marcado por volatilidade, digitalização e pressões éticas e regulatórias. Os conselhos deixaram de ser apenas instâncias deliberativas para se tornarem espaços de diálogo plural e decisões críticas, exigindo conselheiros com habilidades interpessoais, visão sistêmica, inteligência emocional e domínio de tecnologias como IA, big data e blockchain. A diversidade, embora ainda incipiente, ganha força como vetor de qualificação das decisões, enquanto os processos de seleção evoluem para valorizar não apenas o currículo, mas também a aderência à cultura organizacional e os princípios de Confiança, Nexialismo e Humildade. A dedicação esperada ultrapassa as reuniões formais, e a remuneração varia conforme o perfil da empresa. Em síntese, os conselhos 4.0 exigem preparo, ética e protagonismo para liderar a transformação em um mundo digital e plural.

Leia mais »