Na manhã de 24/2, o Hospital Santa Lucinda (HSL) recebeu a visita do novo secretário de Saúde de Sorocaba, doutor Magno Sauter. A comitiva de recepção incluiu o superintendente da instituição, Carlos Drisostes; a coordenadora acadêmica, professora-doutora Cibele Saad Rodrigues; o diretor técnico, José Luiz Pimentel; a gerente administrativa, Narjara Lobo; e a gerente de Enfermagem, Silvia Stramm.
Durante o percurso, o secretário conheceu as instalações do Ambulatório, Imagem, Hemodinâmica, Cardiologia, Maternidade, Pediatria e Centro Cirúrgico. Um dos destaques foi o Centro de Parto Santa Dulce dos Pobres, que conta com seis quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), evidenciando uma das diretrizes básicas do hospital: a humanização dos partos e de todas as suas atividades assistenciais.
Marco histórico e modernização
Em 13 de abril, a instituição completará 75 anos. “O hospital se destaca em três principais frentes: Maternidade e Pediatria, Cardiologia e Centro Cirúrgico para procedimentos eletivos. Mantemos 21 leitos de cardiologia monitorizados. Na UTI Adulto, são dez leitos, sendo sete credenciados pelo SUS. Agora, planejamos a expansão da UTI, onde teremos um total de 19 leitos. A unidade realiza cerca de 20 cirurgias cardíacas mensais e mantém equipe de cardiologistas em regime de plantão, in loco, 24 horas por dia”, ressaltou. Atualmente, cerca de 70% de todos os atendimentos da instituição são para pacientes do SUS.
“Por sua vez, as cirurgias eletivas concentram-se em quatro especialidades principais: Urologia, Ginecologia, Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia. Recentemente, foi implementado um ambulatório específico de otorrinolaringologia para auxiliar no diagnóstico e encaminhamento de casos cirúrgicos.”
Recursos e gestão

A administração do HSL apresentou ao secretário a defasagem entre os custos operacionais e os valores repassados, especialmente considerando as necessidades de modernização da estrutura, renovação do parque tecnológico e ampliação das áreas de apoio às cirurgias eletivas, cardiologia e assistência materno-infantil (como é o caso da UTI e da Central de Materiais).
“Nossa UTI adulto opera frequentemente com 100% de ocupação e é fundamental para a recuperação pós-operatória de pacientes de cirurgias cardíacas e eletivas que necessitam desse suporte”, observou Carlos.
Papel regional
Como unidade de referência, o HSL atende demandas específicas da região. A Maternidade, embora prioritariamente voltada às gestantes provenientes das UBS municipais, recebe pacientes de toda a região, incluindo usuárias de convênios privados, atraídas pela qualidade do serviço. As áreas de alta complexidade SUS também têm caráter regional, mas todos os pacientes são regulados pela gestão municipal.
Parceria com ensino
Outro ponto exposto ao novo secretário foi o vínculo do HSL com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, o qual fortalece o papel do hospital na formação de recursos humanos para o SUS. A integração assistência-ensino-pesquisa permite otimização de recursos e atualização constante das práticas médicas, beneficiando diretamente os pacientes.
Perspectivas
Além da modernização estrutural, o HSL planeja expandir e qualificar cada vez mais suas áreas de atendimento, fortalecer parcerias com unidades de saúde regionais e ampliar a capacidade da UTI. “Nossa disposição em ajudar o município e a população é muito grande”, enfatiza o superintendente, destacando a preocupação em manter o equilíbrio entre sustentabilidade financeira e qualidade no atendimento público.
Fonte: https://j.pucsp.br/noticia/hospital-santa-lucinda-recebe-visita-do-secretario-de-saude-de-sorocaba