Juan Carlos de la Llera é o novo reitor da UC

O novo reitor é um ex-reitor da Faculdade de Engenharia e atual professor. Ele é engenheiro da UC, doutor pela Universidade da Califórnia e um dos profissionais chilenos mais premiados do mundo, alcançando o mais alto reconhecimento em sua área em 2024. A nova autoridade acadêmica máxima da Pontifícia Universidade Católica comandará a instituição entre 2025 e 2030. Foto: Departamento de Comunicação da UC

O ex-reitor da Faculdade de Engenharia e atual professor é engenheiro da UC, doutor pela Universidade da Califórnia e um dos profissionais chilenos mais premiados do mundo, tendo alcançado o maior reconhecimento em sua área em 2024. A nova autoridade acadêmica máxima da Pontifícia Universidade Católica liderará a instituição entre 2025 e 2030.

O Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé aprovou Juan Carlos de la Llera Martin como reitor da Pontifícia Universidade Católica do Chile por um período de cinco anos, de 2025 a 2030. O Vaticano ratificou a proposta do Arcebispo de Santiago e Grão-Chanceler da UC, Cardeal Fernando Chomali, que conclui o processo de busca e nomeação iniciado em setembro de 2024.

A proposta do Cardeal veio de uma lista apresentada a ele pelo Comitê de Busca, que realizou mais de 160 reuniões com pessoas de diferentes níveis da Comunidade da UC. Além desses encontros, houve discussões com pessoas externas, como reitores de outras instituições e ex-alunos, totalizando uma participação de cerca de 1.600 pessoas. A lista final também incluiu os acadêmicos Juan Larraín Correa e Roberto González Gutiérrez. O conhecimento público desses três nomes é um critério incorporado pela primeira vez neste processo de busca. 

O Arcebispo de Santiago e Grão-Chanceler da UC, Fernando Chomali, explicou que foi um processo muito organizado, onde todas as formalidades foram cumpridas. “Após um longo processo, onde os próprios membros da Comissão de Busca ficaram espantados com a qualidade da universidade, com a maturidade da universidade, eles me deram uma lista restrita e coube a mim, em consciência, olhar todos os relatórios, para escolher uma pessoa, um professor. Poderia ter sido qualquer um dos três, porque todos os três mais do que reuniam as condições, as habilidades espirituais, profissionais, morais, intelectuais e acadêmicas para ser reitor da universidade.

O novo reitor Juan Carlos de la Llera comentou sobre este novo desafio que espera que a UC continue ligada ao país e às suas necessidades: “A Universidade Católica foi para mim uma vida inteira, estou aqui há 38 anos, como académico que trabalhou em seu laboratório publicando com muitos alunos, depois como reitor por 12 anos e agora este tremendo reconhecimento que assumo com grande humildade. Porque sei o quão complexo é, sei o que significa administrar uma universidade, uma faculdade em particular.” Ele acrescentou: “Aqui precisamos todos nos alinhar para que esta grande instituição continue tão grande quanto é agora. Vamos continuar a impulsionar esta universidade para transformar este país lindo que temos, que precisa tanto de universidades, e acho que essa é um pouco a ideia deste projeto, conectar a UC muito profundamente com o nosso país e também com o mundo“, disse ele.

O novo reitor permanecerá no cargo até 2030 e sucederá o Dr. Ignacio Sánchez, que deixará o cargo após três mandatos em 18 de março. “Gostaria de parabenizar o professor Juan Carlos de la Llera, que será o novo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Seu nome foi ratificado pelo Vaticano após um rigoroso e transparente processo de busca que durou vários meses, no qual a comunidade universitária, por meio de sua participação, compartilhou valiosas opiniões e propostas que enriqueceram o processo e que servirão de roteiro para as novas autoridades.”, disse a autoridade acadêmica cessante.

A UC 2025-2030

Este é um período extraordinariamente desafiador para a universidade porque é extraordinariamente desafiador para o Chile“, disse o Cardeal Chomali quando perguntado sobre o que se espera da UC e de seu novo reitor para os próximos anos. E acrescentou: “Neste momento estão em jogo valores fundamentais da sociedade chilena, que têm a ver, antes de tudo, com a dignidade da pessoa humana em todos os seus aspectos. A universidade é chamada a dar uma resposta de evangelho, da autoridade social da Igreja, da academia, para colaborar na obtenção do bem comum do Chile. A universidade sempre esteve atenta ao que acontece na sociedade com o desejo de colaborar em espírito de diálogo, acredito que é isso que faz com que a universidade esteja indo muito bem e não tenho dúvidas de que o novo reitor continuará os passos de Ignacio Sánchez“, disse ele.

Por sua vez, o reitor cessante, Ignacio Sánchez, afirmou que a trajetória acadêmica e de gestão de De la Llera na Faculdade de Engenharia foi fundamental no desenvolvimento da UC e que, sem dúvida, será fundamental nesta tarefa que ele assumirá. a partir de 18 de março. “Os próximos anos apresentarão grandes desafios, tanto a nível nacional como internacional, com os nossos estudantes, académicos, profissionais e administradores e, claro, com o Chile, mas tenho plena confiança de que, sob a vossa liderança, a UC continuará a ser uma referência académica excelente, com papel público e responsabilidade institucional. Estou certo de que este novo ciclo será marcado por avanços substanciais na nossa missão de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária e, naturalmente, estendo a minha disponibilidade para colaborar nas tarefas que o novo reitor considere oportunas.“, enfatizou. .

Juan Carlos de la Llera Martín

A carreira do antigo reitor da Faculdade de Engenharia e atual professor, Juan Carlos de la Llera, vai muito além da Universidade Católica. O engenheiro da UC e médico da Universidade da Califórnia, de 63 anos, é um dos profissionais chilenos mais premiados do mundo, tendo alcançado o maior reconhecimento em sua área em 2024. 

Seu currículo é longo, mas focado em uma área de vital importância para o nosso país: o isolamento sísmico. Uma tecnologia que, segundo o próprio professor de la Llera, pode mitigar os efeitos de um terremoto em até dez vezes e reduzir a deformação de uma estrutura em 50%.

Formado em 1985 pela Escola de Engenharia da Universidade Católica, De la Llera continuou seus estudos de pós-graduação para um mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley.
Suas pesquisas em ambas as instituições o levaram a desenvolver sistemas que hoje estão presentes em diferentes edifícios de Santiago que resistiram sem problemas ao terremoto de 2010, como a Torre Titanium, a Clínica da UC San Carlos de Apoquindo, o Hospital Militar e a Muelle del Coronel. Além destes, há também vários edifícios que utilizam suas tecnologias no Japão, Nova Zelândia, Itália, Estados Unidos, Grécia e Turquia.

Graças a essas inovações, ele foi distinguido com prêmios como o Endeavor Entrepreneur worldwide em 2011, o Avonni Anacleto Angelini Innovative Career Award em 2017 e o College of Engineers Management Award em 2022. No entanto, foi em 2014 que ele alcançou o maior reconhecimento em sua área, depois que a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos o convidou para ser um de seus membros, por seu trabalho em soluções de infraestrutura para terremotos. Um grupo seleto que inclui figuras notáveis ​​por sua contribuição ao conhecimento tecnológico, como Bill Gates e Steve Jobs, e que incluiu apenas cinco chilenos em seus 60 anos de história.

Além de sua carreira de pesquisador, De la Llera também foi parte fundamental da Universidade Católica, atuando como reitor da Faculdade de Engenharia da UC por três mandatos consecutivos. Ou seja, 12 anos, de 2010 a 2022.

Fã de outras atividades distantes da engenharia, como tênis, música, cinema e pesca. Atualmente, Juan Carlos de la Llera combina esses interesses com seu trabalho como professor do Departamento de Engenharia Estrutural e Geotécnica, pesquisador do CIGIDEN (Centro de Pesquisa em Gestão Integrada de Riscos de Desastres) e sócio fundador da SIRVE, empresa que projeta projetos de baixo custo. dispositivos que podem ser aplicados a todos os tipos de construção em países sísmicos.

Convidamos você a assistir ao vídeo a seguir que relata a reunião realizada entre os reitores Sánchez e De la Llera e a federação estudantil, FEUC.

Fonte: PUC Chile

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes