Por Luciana Casemiro
Dos US$ 111 bilhões anunciados pela Petrobras para o todo o Plano de Negócios 2025-2029, 67% devem ser investidos no Rio, calcula a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). E este ano um número maior de pequenas e médias empresas estarão aptas a disputar esse mercado bilionário.
Saltou de 20% para mais de 50%, nos últimos dois anos, o percentual de médias e pequenas empresas que participam das rodadas de negócios promovidas pelo programa Rede de Oportunidades (RdO), da Firjan. Em 2024, foram 350 das 694 empresas participantes, e na primeira semana de inscrições, as MPEs já são 174 das 291 inscritas.
Na próxima quinta-feira, dia 23, a Petrobras apresentará aos fornecedores locais suas demandas de bens e serviços com foco no segmento subsea no RdO. Em 11 de fevereiro, será a vez da Transpetro fazer o mesmo.
O aumento da presença das pequenas empresas no programa é fruto de um convênio firmado entre o sistema Firjan Senai e o Sebrae/RJ para um atendimento especializado às PMEs. No ano passado, dos 690 fornecedores que participaram das reuniões presenciais, 350 empresas eram MPEs. Destas, cerca de 160 micro e pequenas empresas têm a expectativa de crescer suas receitas em mais de 10% neste ano.
O Rdo – programa que aproxima grandes âncoras a micro, pequenas e médias empresas fornecedoras de bens e serviços dos mercados de petróleo, gás e indústria naval – é um dos caminhos para viabilizar esse crescimento.
Fonte: O Globo