Visita via programa Move La America promove troca de conhecimento e experiências culturais entre alunos do Brasil e Equador
O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Sistemas de Infraestrutura Urbana da PUC-Campinas deu mais um passo em sua estratégia de internacionalização ao receber, durante os meses de março e abril, os estudantes equatorianos Homero Ojeda e Jocelyne Salgado, da Escola Superior Politécnica do Litoral (ESPOL). Os mestrandos participaram de um período de intercâmbio viabilizado pelo Programa Move La America, uma ação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, que visa atrair pesquisadores dos outros países da América Latina e do Caribe para a pós-graduação brasileira.
A escolha da Universidade pelos estudantes equatorianos para a experiência de mobilidade acadêmica demonstrou o reconhecimento do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana da PUC-Campinas no cenário latino-americano e abriu novas oportunidades para colaborações científicas e culturais. A Profa. Dra. Lia Lorena Pimentel, coordenadora do Programa, comentou a experiência. “O programa Move La America da CAPES, propiciou ao Mestrado em Sistemas de Infraestrutura Urbana, a oportunidade de desenvolvimento de pesquisas em parceria entre o Grupo de Eficiência Energética, representado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Castro Jr, supervisor brasileiro, e os alunos visitantes, Homero Ojeda e Jocelyne Salgado e seus orientadores na universidade de origem, a ESPOL. Estas pesquisas em parceria promovem um maior aprofundamento da pesquisa, além de contribuir para a ampliação da internacionalização do programa”, disse.


Integração e compartilhamento de experiências
Um dos momentos marcantes da visita foi o encontro de integração realizado no dia 1º de abril. Na ocasião, Homero Ojeda e Jocelyne Salgado apresentaram seus projetos de pesquisa aos colegas brasileiros. Além de detalharem o trabalho acadêmico desenvolvido na ESPOL, compartilharam suas vivências no Programa de Pós-Graduação equatoriano e aspectos culturais de seu país.
A interação proporcionou uma rica troca de experiências para todos os envolvidos. Os alunos da PUC-Campinas puderam conhecer mais sobre a realidade acadêmica e cultural do Equador, enquanto os visitantes tiveram contato direto com as pesquisas e o cotidiano do mestrado em Sistemas de Infraestrutura Urbana da Universidade.
