O evento, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, contará também com transmissão on-line
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da PUC-Campinas, através do “Grupo de Pesquisa CNPq Saúde, Direitos Humanos e Vulnerabilidades”, em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), promove, nos próximos dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 18h, com entrada gratuita, nas Salas Flexíveis Azul e Vermelho da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS), e também de modo on-line, a 6ª edição do “Congresso de Direito Internacional PUC-Campinas e OEA: Direitos Humanos, Diversidades e Vulnerabilidades”.
O evento, que busca internacionalizar o PPGD da PUC-Campinas, fortalecendo redes de pesquisa em direito internacional e direitos humanos entre docentes, mestrandos, especialistas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e participantes de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e será voltado a pesquisadores e professores de Direito Internacional e Direitos Humanos; estudantes de pós-graduação e graduação em Direito; especialistas da OEA e de instituições parceiras; e ao público interessado nas temáticas de saúde, vulnerabilidades e direitos humanos.
São ainda objetivos do seminário, a promoção de intercâmbio acadêmico com especialistas da OEA e de diversas instituições e a divulgação dos trabalhos produzidos pelo PPGD da PUC-Campinas e pela OEA. De modo virtual e presencial, o congresso contará com a realização de mesas-redondas e a organização de grupos de trabalho para a discussão e divulgação de pesquisas e reflexões nas subáreas relacionadas ao evento, além do desenvolvimento de outras atividades de iniciativa do Comitê Científico e da Comissão Organizadora.
Inscrições
Para participarem do encontro, os interessados deverão realizar as suas inscrições até o próximo dia 19 de agosto, clicando aqui. Para chegar ao lugar correto, role a página até o título “Inscrições”.
Primeiro dia
A abertura do evento será realizada no próximo dia 18 de agosto, às 8h30, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-Campinas, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, pela Coordenação do PPGD da PUC-Campinas e pela organização do evento. Em seguida, será a vez do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Dr. Carmino Antonio de Souza, palestrar sobre os “Desafios para o Direito à Saúde no Pós-Pandemia” e, posteriormente, falará o advogado Dante Negro Alvarado, da OEA, que fará uma “Introdução ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos”.
A primeira mesa-redonda, sob a moderação do Prof. Dr. Pedro Pulzatto Peruzzo, “Direitos Humanos, Vulnerabilidade em Saúde e Gênero nas Américas”, acontece no mesmo dia, a partir das 10h, com a participação do advogado Luis Humberto Toro Utillano, da OEA; da Profa. Dra. Isabella Christina da Mota Bolfarini, da Universidade Estadual de Goiás (UEG); da Profa. Dra. Isabelle Dias Carneiro Santos, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); e da Profa. Dra. Mariana del Rocio Aguilar Bobadilla, da Universidade Pedagógica Nacional do México (UPN).
Na parte da tarde, a partir das 14h, acontece uma segunda mesa-redonda, sob a moderação do Prof. Dr. Peter Panutto, do PPGD da PUC-Campinas, cujo tema será “Vulnerabilidades na Pandemia de Covid-19” e contará com a participação da Profa. Dra. Ligia Mori Madeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); do Prof. Dr. Daniel Wang, da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo (FGV-SP); e do Prof. Dr. José Mario Wanderley Gomes Neto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Segundo dia
Abrindo os trabalhos do segundo dia de evento, acontece a terceira mesa-redonda, às 8h30, com o tema “Saúde Mental Relacionada ao Trabalho e Vulnerabilidades”, sob a moderação do Prof. Dr. Silvio Beltramelli Neto, do PPGD da PUC-Campinas. Participam da ação, a Profa. Dra. Flávia Manuella Uchôa de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF); o prof. Dr. João Carlos Messias, da PUC-Campinas, e a Dra. Cecilia Touris, da Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), da Argentina.
A partir das 10h30, acontecerá a reunião científica entre o PPGD da PUC-Campinas e a OEA sobre “Pesquisa em Direitos Humanos e Vulnerabilidades”, que será aberta ao público e contará com as presenças dos advogados Luis Humberto Toro Utillano e Dante Negro Alvarado, ambos da OEA; e dos professores do PPGD da PUC-Campinas, Dr. Peter Panutto, Dr. Pedro Pulzatto Peruzzo, Dr. Silvio Beltramelli Neto, Dra. Fernanda da Silva Lima, Dra. Fernanda Carolina de Araújo Ifanger e Dr. Guilherme Perez Cabral.
Encerra o rol de atividades, a partir das 15h, a apresentação, de modo on-line, dos inscritos nos oito grupos de trabalho abertos pela organização do congresso: “Vulnerabilidades e Fatores Associados à Discriminação”, sob a coordenação do Prof. Dr. Felipe Rodolfo de Carvalho, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); “Saúde e Direitos Humanos nas Américas”, sob a coordenação do Prof. Dr. Pedro Pulzatto Peruzzo; “Judicialização da Saúde”, sob a coordenação do Prof. Dr. José Mario Wanderley Gomes Neto; “Sistema interamericano de Direitos Humanos e Democracia”, sob a coordenação do Prof. Dr. Silvio Beltramelli Neto; “Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Pobreza”, sob a coordenação do Prof. Dr. Guilherme Perez Cabral; “Pandemia da Covid-19 e Direito”, sob a coordenação do Prof. Dr. Peter Panutto; “Vacinação e Covid-19”, sob a coordenação do Prof. Dr. Carmino Antonio de Souza; e “Trabalho, Saúde Mental e Vulnerabilidades”, sob a coordenação da Dra. Flávia Manuella Uchôa de Oliveira.
Para obter mais informações sobre o evento, basta clicar aqui.