Campus São Gabriel foi a primeira instituição de ensino superior a se instalar na região
Após a celebração eucarística, o evento de comemoração dos 25 anos do Campus São Gabriel e 30 Anos da Pós PUC Minas teve continuidade no Teatro do Campus.
Durante a solenidade, o Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, relacionou a história do Arcanjo Gabriel ao Campus. Segundo ele, São Gabriel é representado no Evangelho como o mensageiro que anuncia a intervenção Divina, promovendo a vida. Ele enfatizou que o legado do Campus e da Pós PUC Minas refletem o que o Arcanjo Gabriel simboliza na Bíblia: a esperança. Pe. Luís Henrique, para quem o dinamismo é essencial para promover transformações, instigou os presentes a serem disruptivos assim como São Gabriel, não se deixando vencer pela inércia. Por fim, ele agradeceu a todos os diretores pela abertura à proposição de novos projetos e pelo constante movimento em busca de inovação e dinamismo em suas instâncias.
O professor Sérgio Martins, diretor acadêmico do Campus São Gabriel, expressou gratidão aos professores, colaboradores e parceiros na construção de um ambiente que preza pela excelência do ensino e da formação integrada de cada aluno. “Cada contribuição foi valiosa, deixando uma marca que compõe um legado de qualidade e dedicação que tanto nos orgulha”. Para o professor, além de celebrar um marco cronológico, a solenidade comemora o sucesso de uma comunidade acadêmica comprometida com a transformação social por meio da educação.
O diretor da Pós PUC Minas, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, relembrou momentos significativos da trajetória do Instituto de Educação Continuada (IEC) que, com novas modalidades e ofertas, passou a se chamar Pós PUC Minas. As três décadas de existência são marcadas pelo crescimento em números de cursos, modalidades de ensino e de alunos. O professor Miguel também parabenizou a excelência e o envolvimento de todos os coordenadores, professores e colaboradores que integram a pós-graduação da PUC Minas.
Já o pró-reitor do Campus São Gabriel, professor Tarcísio Almeida, destacou a importância da presença da PUC Minas para a comunidade e para a região Norte de Belo Horizonte. Além de apresentar marcos do passado e perspectivas para o futuro do Campus, ele destacou a mais recente conquista da comunidade universitária: a homologação do Centro de Treinamento Aeronáutico (CTA), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Consolidando a PUC Minas como a única Universidade do Brasil a receber a certificação para o Curso de Manutenção Aeronáutica.
25 anos do Campus São Gabriel
O Campus da PUC Minas no São Gabriel, foi inaugurado em 24 de fevereiro de 2000, em uma estrutura originalmente pertencente à Telemar. Na época, ele recebia o nome de PUC Minas BH II. No primeiro semestre, foram ofertados os Cursos de Administração, Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Comunicação Social e Psicologia. Já no segundo semestre, além desses já mencionados, foram ofertados também os Cursos de Ciências Atuariais e Direito.
Com um olhar voltado para o futuro e para o mercado de trabalho, a PUC Minas São Gabriel é sinônimo de empregabilidade e formação de mão-de-obra qualificada. Com a instalação de empresas em nosso espaço físico, reúne conhecimento e prática.
30 anos da Pós PUC Minas
A Pós PUC Minas, que tem origem no Programa de Especialização de Professores do Ensino Superior (Prepes), ganhou novo fôlego e modos de ofertas com o Instituto de Educação Continuada (IEC PUC Minas). Criado em 1995, na cidade de Belo Horizonte, o IEC surgiu como resposta às constantes transformações do mercado de trabalho. Em seu primeiro ano, ofereceu seis turmas na Unidade Praça da Liberdade, atual campus Lourdes. Após três décadas de jornada, contabiliza mais de 700 cursos em andamento, 40 mil estudantes matriculados e um histórico de mais de 105 mil profissionais formados.
Aliando tradição e inovação, a PUC Minas exerce o papel de estimular os estudantes a desenvolver pensamento crítico, com foco na formação humana e na responsabilidade social — competências essenciais no cenário contemporâneo.
Antes da solenidade, os presentes assistiram à apresentação do Coral do Clube Jaraguá, sob a regência do músico e professor de canto Felipe Ferraz.