PUC-Campinas recebe Curso de Atualização de Cirurgia da Mão no Campus II

Para profissionais da saúde, o evento teve, como principal tema, as lesões do plexo braquial

Residentes de ortopedia e cirurgia da mão do Hospital PUC-Campinas, ortopedistas, cirurgiões da mão e reabilitadores, terapeutas da mão, fisioterapeutas, professores e estudantes da Faculdade de Medicina participaram, no último dia 28 de junho, no Auditório Monsenhor Salim, localizado no Campus II da Universidade, do “Curso de Atualização de Cirurgia da Mão”, realizado pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).

Ao todo, cerca de 160 pessoas prestigiaram o evento, entre espectadores, palestrantes, equipe de organização, patrocinadores e pessoal de apoio da própria PUC-Campinas.

O evento contou com o tema “Complicações do Dia a Dia da Cirurgia da Mão e Lesões do Plexo Braquial” e forneceu aos participantes a oportunidade de uma reciclagem e atualizações científicas na área de Cirurgia da Mão e Microcirurgia.

Trinta palestrantes trataram dos mais diversos assuntos, como: fraturas do rádio distal (extremidade do osso rádio que está mais próxima do punho e que se articula com os ossos da região); escafoide (um dos oito ossos que constituem o punho); Rizartrose (artrose da base do polegar, que além da dor causada, limita a movimentação do dedo); cobertura cutânea de ponta de dedo; e complicações relacionadas a cirurgia da mão.

Além disso, houve o grande tema abordado: as lesões do plexo braquial (uma rede complexa de nervos que se origina na medula espinhal, localizada na região cervical, e que se estende para o ombro, o braço, o antebraço e as mãos, sendo o responsável por fornecer tanto o movimento quanto a sensibilidade para essas regiões).

O ápice do evento foi a participação, on-line, do Prof. Dr. Anil Bhatia, conceituado cirurgião plástico indiano, especializado em lesão do plexo braquial.

Atualização científica e confraternização
De acordo com o Prof. Dr. Helton Hiroshi Hirata, assistente do Grupo da Mão da PUC-Campinas, diretor da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e um dos responsáveis pelo evento, após o Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, o curso ministrado no Campus II é a atividade científica “mais importante da área, reunindo todos os serviços de residência médica de cirurgia da mão do Estado de São Paulo”. Ainda segundo ele, a ação pôde “contribuir para a atualização científica e confraternização de seus membros e de outras especialidades afins”.

“O ápice do evento foi a participação, on-line, do Prof. Dr. Anil Bhatia, conceituado cirurgião plástico indiano, especializado em lesão do plexo braquial. Ao todo, cerca de 160 pessoas prestigiaram o evento, entre espectadores, palestrantes, equipe de organização, patrocinadores e pessoal de apoio da própria PUC-Campinas. A maior parte dos palestrantes, inclusive, foi composta por chefes de serviço de residência, que são cirurgiões da mão, e terapeutas ocupacionais da mão”, comenta o professor Helton.

O Prof. Dr. Helton Hiroshi Hirata (à esquerda), assistente do Grupo da Mão da PUC-Campinas e diretor da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e o Prof. Dr. Samuel Ribak (à direita), chefe da Residência de Cirurgia da Mão da PUC-Campinas e ex-presidente da SBCM, foram os responsáveis pelo evento realizado no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II.

Alto nível de discussões e ensinamento
Para o Prof. Dr. Samuel Ribak, chefe da Residência de Cirurgia da Mão da PUC-Campinas, ex-presidente da SBCM e também responsável pelo evento, o objetivo principal do curso foi discutir casos relacionados à especialidade de cirurgia da mão, uma vez que, segundo ele, esta “tem atuação na parte óssea, tendões, vasos, nervos e na cobertura cutânea. Nas palestras e mesas-redondas foram discutidos vários assuntos sobre os quais os espectadores foram atualizados e casos mais complexos foram debatidos como parte do ensino e aperfeiçoamento”.

Além dos professores Helton e Samuel, foi também responsável pelo evento o Prof. Dr. Carlos Augusto de Mattos, chefe do Departamento de Ortopedia e diretor clínico do Hospital PUC-Campinas.

O ex-presidente da SBCM diz também que o evento foi um “sucesso total” e que muitos elogios foram recebidos por conta da programação e “pelo alto nível de discussões e ensinamento”.

“O objetivo foi atingido, pois, além da parte científica, pudemos receber muitas pessoas que, inclusive, já foram estudantes ou residentes de nossa Instituição, permitindo um total congraçamento entre todos, então, sem dúvida nenhuma, ao final, o saldo foi muito positivo”, encerra o professor.

Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/puc-campinas-recebe-curso-de-atualizacao-de-cirurgia-da-mao-no-campus-ii/

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes