Grupo conheceu estrutura da Universidade e manifestou intenção de aproximação
A PUC-Campinas recebeu na sexta-feira, 13 de junho, um grupo de empresários chineses interessados em conhecer a Universidade e aproximar as instituições. O grupo terá um grande projeto implementado na cidade, assinado durante o Campinas Innovation Week. A Carta de Intenções de Cooperação entre a Prefeitura e a empresa chinesa YI FAN Global Limited marca o início da articulação para a implantação do Pharma Park – Parque de Inovação Farmacêutica da América Latina.
Na Universidade, a comitiva foi recebida pelo Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr Germano Rigacci Júnior; o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; pela diretora de Inovação da PUC-Campinas, Dra. Diane Teo de Moraes; e pela diretora da Faculdade de Relações Internacionais, Prof. Dra. Kelly Ferreira.


Os convidados puderam acompanhar uma apresentação dos programas desenvolvidos na Universidade, principalmente na área de inovação e tecnologia. Depois, o grupo também apresentou um material sobre a atuação da empresa e possibilidades para um projeto em conjunto. Por fim, eles fizeram um tour pelo Campus I, conhecendo toda a estrutura do Mescla, do Manacás, e dos laboratórios voltados à tecnologia e inteligência artificial.
Parceria com a Prefeitura de Campinas
Antes disso, no dia 12 de junho, foi assinada a Carta de Intenções com a prefeitura de Campinas. A proposta é implantar em Campinas um parque baseado no modelo ‘HITS’ – Hub Integrado de Tecnologia e Sustentabilidade. Esse conceito, bastante difundido na China, integra pesquisa científica, moradia, comércio, entretenimento e produção industrial em um mesmo território, promovendo qualidade de vida. A previsão é que o parque seja instalado na área do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), que está sendo idealizado para ser um distrito de inovação inteligente dedicado à geração de soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável.
Denominado Farmpark Brasil-China, o projeto quer reunir até 50 empresas do setor farmacêutico e de biotecnologia, com potencial de gerar mais de 3 mil empregos diretos em uma primeira etapa e que pode atingir 10 mil empregos. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Fórum Campinas, Unicamp, PUC-Campinas e do Parque Tecnológico de Campinas.
O presidente da YI FAN Global Limited, Gao Jiaren, apresentou o projeto conceitual que prevê um investimento de US$ 500 milhões a longo prazo, segundo informações da Prefeitura de Campinas.
Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/puc-campinas-recebe-visita-de-empresarios-chineses/