Parceria entre as instituições brasileira e portuguesa é ponto de partida para o desenvolvimento de ações conjuntas sobre a temática
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), de Portugal, unirão esforços para o desenvolvimento de projetos sobre cidades sustentáveis e inteligentes. Com a parceria, as instituições desenvolverão atividades de investigação, desenvolvimento e inovação em âmbito mundial.
Por meio do acordo, serão desenvolvidas iniciativas para o avanço científico e o desenho de soluções urbanas sustentáveis e inteligentes para o mundo, como projetos conjuntos, formação avançada e missões de investigação sobre o tema.
“Os desafios climáticos, energéticos e socioambientais que as cidades enfrentam, tornam urgente a necessidade de capacitação, investigação e inovação por meio de soluções tecnológicas e sustentáveis, fundamentais para promover um desenvolvimento urbano mais equitativo, resiliente e inteligente”, destaca Cristina Machado Guimarães, do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da instituição.
Nesse sentido, explica Cristina, surgiu a oportunidade de colaboração com a universidade brasileira, aliando a experiência do Instituto de I&D português na criação de inovação de base tecnológica para várias áreas de aplicação. O forte trabalho da INESC TEC em áreas como mobilidade, aferição da qualidade do ar, da gestão de recursos e capital natural, da gestão de resíduos, se unirá ao conhecimento e aposta da PUCPR nessas e em outras temáticas que envolvem cidades inteligentes.
Para Nathan Mendes, diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUCPR, “a parceria fortalecerá a investigação e a inovação no campo das Digital Twin Cities, utilizando simulações urbanas avançadas, inteligência artificial e IoT para otimizar a gestão de recursos e promover cidades mais sustentáveis, humanas, resilientes e inteligentes”.
Com o esforço compartilhado, serão desenvolvidos projetos de pesquisa e inovação, cursos de formação avançada, intercâmbio de atividades de I&D, incluindo publicações, eventos, e intercâmbio virtual ou presencial de pesquisadores, estudantes e docentes, além do desenvolvimento de pesquisas.
Fonte: PUC-PR