PUCRS e Ministério de Minas e Energia firmam parceria para impulsionar eficiência energética no Brasil

Foto: Paulo Nemitz

Acordo visa otimizar o consumo de energia de máquinas, instalações e aparelhos comercializados ou fabricados no País

A PUCRS e o Ministério de Minas e Energia (MME) deram início a uma nova fase de cooperação para promover a eficiência energética no Brasil. Recentemente, ocorreu a primeira reunião de trabalho do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado no dia 12 de fevereiro, entre o MME e os Laboratórios Especializados em  Eletrônica (Labelo) da PUCRS. 

A PUCRS será responsável por apoiar o MME no desenvolvimento de estudos técnicos para análise de impacto regulatório, fundamentais para a implementação da Agenda Regulatória do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE). Essa colaboração fortalecerá a formulação de políticas públicas e regulamentos que incentivem o uso racional dos recursos naturais, fomentem o desenvolvimento tecnológico e aprimorem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores brasileiros. 

Entre os principais benefícios esperados estão o aumento da competitividade das cadeias produtivas, a geração de emprego e renda e a garantia de uma transição energética justa e inclusiva. 

A formalização desse ACT decorreu da atuação do Labelo junto ao MME que coordena no Brasil projetos com o Ministery of Energy, Trading and Industry – METI e o Energy Conservation Center Japan – ECCJ ao CGIEE. A atuação do Labelo, resultou na continuidade das atividades e no fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições. 

O papel do Labelo na parceria 

A parceria visa otimizar o consumo de energia de máquinas, instalações e aparelhos comercializados ou fabricados no País, contribuindo para a transição energética sustentável e para a competitividade da indústria nacional.  

De acordo com Israel Teixeira, diretor do Labelo, a PUCRS irá oferecer suporte técnico, utilizando sua expertise e infraestrutura.  

“O Labelo conta com uma infraestrutura composta por laboratórios especializados em ensaios de eficiência energética em eletrodomésticos, iluminação e motores elétricos — tudo isso em alinhamento com as diretrizes internas da PUCRS voltadas à sustentabilidade e com foco no impacto ambiental e econômico”, destaca. 

O escopo de atuação do Labelo abrange áreas como eletricidade, telecomunicações e ensaios ambientais, com foco em equipamentos eletromédicos, produtos de iluminação, motores elétricos, refrigeradores e ventiladores de uso residencial. 

Israel destaca que um dos principais desafios do ACT será fornecer informações técnico-científicas que subsidiem a elaboração de Análises de Impacto Regulatório (AIR). Essas análises são exigidas pelo Decreto-Lei 10.411/2020 para a criação de novas regulamentações no País. 

Para Milton Stella, diretor de Negócios da PUCRS, a parceria com o Ministério de Minas e Energia reforça o compromisso do Labelo com a inovação e a sustentabilidade no setor de eletrônicos e energia. 

“O Labelo, ao longo do tempo, se tornou uma referência técnica na área de eficiência energética. Com esse termo de cooperação técnica, o Labelo coloca esse conhecimento a serviço da sociedade brasileira para o desenvolvimento de produtos mais seguros e ambientalmente sustentáveis”, pontua. 

O diretor do Labelo ainda reforça que, com o Acordo de Cooperação Técnica, a PUCRS contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial, com o “Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável e a preço acessível à energia para todos”.  

Dentro dessa meta, a atuação do laboratório agregará valor ao item 7.3, que prevê a duplicação da taxa global de melhoria da eficiência energética até 2030

Fonte: PUC-RS

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes

Carta à Comunidade

Mensagem do Irmão Rogério Renato Mateucci, Reitor da PUCPR Na noite de 15 de abril de 2025, por volta das 18h30, um incêndio teve início

Leia mais »

Nota Oficial

Sobre o incêndio ocorrido nesta terça-feira, 15 de abril, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) esclarece que o fogo teve início no Teatro TUCA,

Leia mais »