Parceria representa mais um avanço na internacionalização da Universidade
Em continuidade às estratégias de internacionalização, a PUCRS formalizou um acordo de cooperação para mobilidade acadêmica com a Universidade Estatal de Moscou (Lomonosov), a instituição de ensino superior mais prestigiada da Rússia. A oficialização ocorreu no mês de junho, durante o Fórum de Reitores do BRICS, realizado no Rio de Janeiro. O documento, que prevê o intercâmbio de estudantes e docentes, bem como projetos de pesquisa conjuntos, foi assinado pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade, Draiton Gonzaga, e pelo vice-reitor da Lomonosov, Yuri Mazei.
O acordo, gestado durante a visita da Diretoria de Relações Institucionais da PUCRS à Lomonosov em novembro de 2024, tem como objetivo promover a troca de conhecimentos entre as instituições. A equipe da Universidade foi recebida pelo vice-reitor Mazei e pelo vice-presidente de Relações Internacionais, Ruslan Proklov. No encontro, foram discutidas oportunidades de colaboração em áreas como ciência, humanidades e tecnologia.
“Essa parceria conectará nossas comunidades acadêmicas, ampliando horizontes para estudantes e pesquisadores”, destacou a equipe de Relações Institucionais da PUCRS.
A assinatura reforça o compromisso das instituições com a educação global e a integração entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Esse acordo não somente abre novos caminhos para a PUCRS e Lomonosov, mas também coloca ambas as universidades no epicentro de uma rede global de excelência acadêmica.
Sobre a Universidade Lomonosov
Fundada há 270 anos, a Universidade Estatal de Moscou tem onze laureados com o Prêmio Nobel em sua rede alumni e ocupa a 94ª posição no QS World University Ranking 2025, sendo reconhecida internacionalmente por sua excelência em pesquisa e inovação.