O Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, recebeu na manhã desta quinta-feira, 27 de março, no Campus Coração Eucarístico, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Prof. Dr. Carlos Alberto Arruda de Oliveira.
Pe. Luís Henrique, para quem a transformação da sociedade é a função primordial do pesquisador, destacou que um dos objetivos de seu reitorado é dar mais visibilidade à produção científica da Universidade e, consequentemente, de Minas Gerais. De acordo com ele, diante da necessidade de reduzir a distância entre a academia e as empresas, a PUC Minas contribui para, além da formação técnica, a construção de valores e competências essenciais aos profissionais e ao mercado de trabalho atual.
Durante a reunião, foram discutidos tópicos como a criação de soluções para o enfrentamento da escassez dos profissionais que atuam em áreas que combinam ciência, tecnologia, engenharia, matemática, também conhecidos como profissionais de STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), a valorização dos professores em início de carreira, o incentivo à pesquisa em áreas que são consideradas estratégicas, como a descarbonização da economia.
Carlos Alberto ressaltou a importância de incentivar jovens talentos e explicou que, neste ano, a Fundação lançará uma iniciativa de fomento direcionada aos alunos de graduação que vão desenvolver pesquisas em ciência aplicada. “A PUC Minas pode contribuir de maneira exemplar. Queremos apoiar alunos que trabalhem em projetos de interesse da sociedade, como a resolução de problemas da gestão pública”, explicou. O presidente da Fapemig também informou que essa bolsa especial terá um valor 50% maior do que o de bolsas de iniciação científica. O estado tem o segundo maior valor de bolsa de pesquisa do país.
Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPG), Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot; o diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e assessor da PROPPG, Prof. Dr. Alexandre Diniz e a diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da Fapemig, Camila Pereira de Oliveira Ribeiro.
Fonte: PUC-MINAS