Engenharia Civil na Javeriana Cali tem uma nova diretora: Sandra Lorena Galarza Molina

Com o compromisso de melhorar a experiência acadêmica dos alunos e fortalecer a qualidade do programa, Sandra Lorena Galarza Molina assume o cargo de diretora do programa de Engenharia Civil.

Para esta egressa da Pontifícia Universidade Javeriana Cali, mestre em Hidrossistemas e doutora em Engenharia pela Javeriana Bogotá, esta nomeação representa uma grande responsabilidade, especialmente na implementação do novo plano de estudos, que começou a ser aplicado no semestre passado.

“Minha prioridade é garantir que os alunos, tanto os que entraram com a nova reforma quanto os que ainda seguem o plano anterior, tenham um processo de formação completo e bem-sucedido”,  afirma.

Entre suas principais atribuições como diretora do curso de Engenharia Civil, Sandra destaca o acompanhamento dos alunos, dando-lhes o suporte necessário para fortalecer seu desenvolvimento profissional e evitar avaliações acadêmicas. Além disso, continuará promovendo a excelência do programa por meio de certificações como a ABET, que permite que engenheiros civis exerçam a profissão nos Estados Unidos e em outros países sem a necessidade de acreditação, e a acreditação ARCU-SUR, reconhecida na América Latina.

Nesta nova função, ela também promoverá a importância de os alunos se apropriarem de seu processo de aprendizagem, reforçando sua confiança em suas habilidades e fortalecendo seu senso de pertencimento ao programa.

“Um dos meus objetivos é incentivar a participação feminina na engenharia, criando espaços de apoio onde as mulheres possam compartilhar experiências e se sentirem apoiadas dentro da comunidade acadêmica”,  diz Sandra Galarza.

Sobre os desafios atuais da carreira de Engenharia Civil, ele menciona a dependência do setor da construção civil  e a necessidade dos profissionais explorarem novas áreas, como pesquisa e consultoria. “Nesse sentido, desde os primeiros semestres o programa promove projetos com foco em sustentabilidade e redução da pegada de carbono, alinhados à recente reforma curricular”,  explica.

Sandra manda um recado aos alunos:  “Para conseguir as coisas, não se pode esperar resultados imediatos; “Eles exigem tempo, dedicação e comprometimento. ” Com essa visão, o Instituto se prepara para continuar fortalecendo o programa e a formação de engenheiros civis xaverianos altamente qualificados.

Fonte: Javeriana Cali

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes