Nova graduação se destaca pela tecnologia, infraestrutura e corpo docente, unindo tradição de ensino e inovação.
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) acaba de anunciar a abertura do curso de Medicina no câmpus de Toledo, no Oeste do estado. A cidade de Toledo é sede da 20ª Regional de Saúde do Paraná, que abrange 18 municípios e responde pela vida e bem-estar de mais de 400 mil pessoas.
Segundo Ricardo Lopes, diretor da PUCPR Toledo, formar médicos traz desenvolvimento social, educacional e tecnológico para toda a região. “O município de Toledo é receptivo e apoiador às inovações na área da saúde, bem como todos os municípios da 20ª Regional de Saúde do estado. É com muita alegria que anunciamos essa conquista que beneficia não apenas a nossa cidade, mas toda a região”, comemora Lopes.
A PUCPR, orientada por princípios éticos, cristãos e maristas, tem por missão desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura, além de promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade.
Para reforçar o compromisso com a missão da Instituição, o câmpus Toledo firmou convênios com entidades na área da saúde para garantir que as vivências dos estudantes estejam alinhadas ao modelo e à estrutura de ensino já consagrados da PUCPR. Fazem parte da rede de parcerias o Hospital Bom Jesus, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do Convênio (COAPES), o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Cascavel (SAMU).
Tradição e inovação
Além da tradição e excelência no ensino reconhecidas com a experiência de mais de 60 anos do curso de Medicina em Curitiba e há 12 anos em Londrina, o câmpus de Toledo se destaca pela ênfase na inovação. A estrutura inclui laboratórios de anatomia; laboratórios de histoembriologia, bioquímica, farmacologia e fisiologia; biblioteca; e Centro de Simulação Clínica com consultórios, centro cirúrgico e obstétrico, enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e unidades de práticas distribuídos para treinamento de atendimento de adultos, idosos, crianças e gestantes, entre outros pacientes.
O curso de Medicina também contempla dez salas de aula modernas com tecnologia e layout para o desenvolvimento de atividades próprias de metodologias ativas, salas para reuniões em pequenos grupos e área de convivência.
Inteligência Artificial
A Medicina da PUCPR também oferece aos novos estudantes a possibilidade de acessar um modelo de aprendizado que emprega tecnologia de ponta desenvolvida pela própria PUCPR aplicada ao ensino de anatomia. Batizada de The Visible Human Table, a mesa interativa digital utiliza a Inteligência Artificial para construir modelos digitais fiéis à realidade, inclusive em escala, sendo possível aprofundar-se no conteúdo sobre cada órgão do corpo humano com o recurso das imagens ultrarrealistas.
O coordenador do curso é o doutor Emilton Lima Júnior, cardiologista com mais de três décadas de experiência, doutor em Ciências Médicas pela Universidade de Liége, na Bélgica e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Lima Júnior é pesquisador em Cardiometabolismo, professor de medicina da PUCPR no câmpus de Curitiba desde 1988, no qual foi responsável pelo projeto de Instalação do Centro de Simulação Clínica do curso de Medicina da PUCPR, coordenador do curso de Medicina da PUCPR Curitiba de 2005 a 2011, além de liderar o Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica e Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.
A coordenação adjunta do curso de medicina será exercida pela doutora Inara Staub Prochnau. Professora da PUCPR Toledo desde 2011, possui graduação em Farmácia (2000) com especialização em Farmácia Industrial (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências Farmacêuticas (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora do curso de Farmácia da PUCPR Toledo entre 2014 e 2017 e ministra disciplinas na área da saúde como bioquímica e farmacologia na PUCPR.
“O curso de Medicina na PUCPR já nasce inovador. Utilizamos metodologias ativas de ensino e aprendizagem para desenvolver a formação integral dos novos estudantes de medicina de Toledo. A estrutura curricular foi planejada para formar profissionais preparados para o exercício da medicina somada ao conhecimento das novas tecnologias em favor dos pacientes”, pontua Lima Júnior.
Além do desenvolvimento de habilidades como liderança, empatia, comunicação e resolução de conflitos, os acadêmicos também serão preparados para atuar com visão empreendedora e inovadora, cada vez mais exigida para o profissional do futuro.
Corpo docente completo, número de vagas e informações sobre o vestibular serão divulgados em breve.
PUCPR Toledo – O curso de Medicina chega para se somar às demais graduações presenciais que são ofertadas pela Universidade em Toledo, entre elas estão os cursos de Administração, Agronomia, Direito, Engenharia de Produção, Gestão Integrada de Agronegócio, Medicina Veterinária e Psicologia. O câmpus também oferta especializações presenciais, in company, e à distância (EaD) e cursos de curta duração.
Fonte: PUCPR