Fortalecendo laços acadêmicos e culturais: a missão da PUC-Rio na China – Parte 4

A PUC-Rio está em constante busca por parcerias internacionais e intercâmbios culturais e acadêmicos. Com o objetivo de estreitar laços institucionais e explorar possibilidades de colaboração, a comitiva liderada pelo Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., realizou uma visita à Universidade de Hebei (HBU), na cidade de Baoding.

A delegação conheceu a Biblioteca Central do novo campus da HBU, que conta com mais de 4 milhões de livros e importantes obras jesuíticas, como o mapa-múndi “Kunyu Quantu”, de Ferdinand Verbiest. Divididos em grupos, os representantes da PUC-Rio conheceram diferentes departamentos da universidade.

Imagem do centenário Mapa-múndi “Kunyu Quantu”, de Ferdinand Verbiest, na Universidade de Hebei (China).

O Reitor, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., acompanhado pelo Pe. Roberto Dias, S.J. (Presidente Fundação Padre Leonel Franca), pelo professor Ricardo Alencar (Coordenador Central de Cooperação Internacional – CCCI), por Christine Duarte (Supervisora de parcerias da CCCI), por Roberta Dinelly (Assessora do Instituto Confucius PUC-Rio) e pela professora Sun Yanping (Intérprete e docente de português), visitou a Faculdade de Artes de Hebei, onde ministrou a aula “Arte, ciência e tecnologia: premissas e promessas de um novo Renascimento” para os estudantes. Além disso, o grupo visitou ateliês de caligrafia, pintura e cerâmica e a exposição “Parla!”, de 2024, fruto da cooperação entre o Departamento de Artes & Design da PUC-Rio e a Faculdade de Artes de Hebei. “Parla!” celebra os 50 anos de amizade e relações diplomáticas entre Brasil e China. O Reitor da PUC-Rio recebeu um raro artefato de bronze, como presente do diretor da faculdade.

Hall de entrada do espaço dedicado à exposição “Parla!”, de 2024, fruto da cooperação entre o Departamento de Artes & Design da PUC-Rio e a Faculdade de Artes de Hebei.

Enquanto isso, outros integrantes da delegação exploraram áreas acadêmicas específicas da universidade. Os professores Gustavo Robichez (Coordenador Central de Parcerias e Inovação CCPIN) e Rafael Nasser (Diretor do Instituto ECOA), e o gerente do Tecgraf, Roberto Juan Quevedo, visitaram a Faculdade de Engenharia Eletrônica e da Informação, onde conheceram laboratórios de automação, robótica e simulação de energia solar. Já os professores Aurora Pérez (Coordenadora do LASURF) e Sérgio Fontoura (Coordenador do GTEP) participaram de reuniões com o departamento de química da HBU, para troca de experiências.

Professora Aurora Pérez (Coordenadora do LASURF PUC-Rio) e Professor Sérgio Fontoura (Coordenador do GTEP PUC-Rio) ao final da reunião com representantes do Departamento de Química da Universidade de Hebei (China).

A visita contou ainda com uma cerimônia de boas-vindas no campus principal da HBU, presidida pelo novo reitor, professor Meng Qingyu, e representantes institucionais. Durante o evento, foram discutidas propostas para ampliar o intercâmbio acadêmico, incluindo o envio de alunos e professores da PUC-Rio para Hebei, seminários conjuntos e estágios para estudantes chineses de português.

Já em Pequim, o Reitor, Pe. Anderson e o  Pe. Roberto visitaram o Cemitério de Zhalan, onde está sepultado Matteo Ricci, missionário jesuíta italiano que, nos séculos XVI e XVII, promoveu o diálogo entre as culturas ocidental e chinesa. O local, estabelecido em 1610, é um símbolo do intercâmbio cultural sino-ocidental e do legado dos jesuítas na área da ciência, cartografia e astronomia. Para o Pe. Anderson, “o legado de Ricci continua a inspirar a missão acadêmica e cultural”.

Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., Padre Roberto Dias, S.J. e Professora Sun Yanping em visita ao Cemitério Zhalan (China), onde Matteo Ricci e outros missionários jesuítas estrangeiros estão enterrados.

A viagem à China reflete o compromisso da Universidade com a construção de pontes entre nações, promovendo o diálogo e a cooperação acadêmica e cultural. A missão não apenas reforça laços históricos, mas projeta um futuro de colaborações inovadoras.

Fonte: LinkedIn PUC RIO

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes