PUCRS conquista acreditação Arcu-Sul para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química 

A certificação internacional reconhece a excelência acadêmica da formação e fortalece a inserção regional e global da Universidade

Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química, da Escola Politécnica, conquistaram a acreditação pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). O reconhecimento, válido até junho de 2031, reforça o compromisso da Universidade com uma formação de qualidade, alinhada a padrões internacionais e com foco no futuro profissional de seus estudantes. 

Mais do que uma certificação, a acreditação é um selo de confiança que promove a mobilidade acadêmica e profissional entre os países do bloco, fortalece parcerias institucionais e valoriza o diploma dos egressos em âmbito nacional e internacional. O resultado é fruto de um criterioso processo de autoavaliação, visitas técnicas e análise de critérios de excelência, como currículo, corpo docente, infraestrutura e impacto social dos cursos. 

“A acreditação Arcu-Sul representa um marco importante para a Escola Politécnica, reconhecendo a qualidade e o compromisso dos nossos cursos com a formação de engenheiros capazes de atuar em um cenário global, cada vez mais integrado e desafiador. Mais do que uma certificação, a obtenção da acreditação representa um diferencial para os cursos e para seus estudantes”, destaca a professora Sandra Einloft, decana da Escola. 

Gerti Weber Brun, coordenadora do curso de Engenharia Química, celebra o resultado com entusiasmo e destaca a relevância do processo de avaliação como instrumento de aprimoramento contínuo. 

“Esta conquista traz um sentimento de confiança em relação ao trabalho que desenvolvemos junto à nossa comunidade estudantil. O processo de submissão à acreditação estimula a autoavaliação e a busca por melhorias constantes, beneficiando alunos, professores e a gestão do curso”afirma. 

Laboratório do curso de Engenharia Química. Foto: Giordano Toldo/PUCRS
Laboratório do curso de Engenharia de Produção. / Foto: Jonathan Heckler/PUCRS

De acordo com o professor Álvaro Gehlen Leão, coordenador do curso de Engenharia de Produção, a acreditação amplia as oportunidades de internacionalização para toda a comunidade acadêmica: “Este reconhecimento formal da qualidade acadêmica e científica do nosso curso amplia as oportunidades de intercâmbio para alunos e docentes, facilita a mobilidade acadêmica e profissional dos graduados e simplifica a revalidação de diplomas em outros países do Mercosul. Isso demonstra o compromisso da PUCRS com a qualidade e a excelência na formação dos Engenheiros de Produção”, destaca Leão. 

Sobre o Arcu-Sul 

Criado no âmbito do Setor Educacional do Mercosul, o Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação (Arcu-Sul) é uma iniciativa que avalia cursos superiores em países do Mercosul e Estados Associados, como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e Colômbia. Seu objetivo é assegurar padrões regionais de qualidade e promover a integração educacional entre os países participantes. 

A acreditação é realizada com base em critérios comuns estabelecidos por redes de especialistas e órgãos nacionais de avaliação de cada país. No Brasil, o processo é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). 

Fonte: https://portal.pucrs.br/noticias/ensino/pucrs-conquista-acreditacao-arcu-sul-para-os-cursos-de-engenharia-de-producao-e-engenharia-quimica/

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes