Aconteceu nesta quarta-feira, 26 de março, a aula inaugural do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da PUC Minas. Com o tema Inteligência Artificial – lógica e fundamentos, o evento contou com a palestra da Profa. Dra. Dora Kaufman, do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências e Tecnologia da PUC SP.
O diretor do ICH, Prof. Dr. Alexandre Magno Alves Diniz, introduziu o tema da aula magna abordando como a democratização do conhecimento desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade ao longo do tempo. “Essa democratização passou por importantes saltos quantitativos graças ao advento de algumas inovações tecnológicas que estabeleceram marcos na forma como nós produzimos e disseminamos informações”, disse. Como exemplo, o professor Alexandre citou a prensa de Gutemberg, a rede global de computadores, as redes sociais e a inteligência artificial (IA).
“A extensão dos impactos da IA no universo do trabalho, da educação, da sociedade, da geopolítica, etc, ainda são um objeto de debate. Talvez a gente ainda não tenha a profundidade histórica para entender e avaliar o peso e o quanto isso vai mudar nossas vidas”, refletiu. O diretor do ICH ainda apontou alguns possíveis desafios relacionados à IA como privacidade, segurança, liberdade de expressão, desinformação, manipulação de informações, dependência tecnológica, aumento das desigualdades sociais, entre outros aspectos.
Na mesa de abertura, a chefe de Departamento e coordenadora do Colegiado do Curso de Letras, Profa. Dra. Ev’Ângela Barros, falou sobre a importância da arte e de outros aspectos humanísticos do ICH. “Valorizamos muito a Extensão e a Pesquisa junto com o Ensino. E o projeto compartilhado que nos une faz com que esses momentos de encontro sejam altamente formativos”, disse.
“Tivemos um início [do evento] tão maravilhoso com arte. Que possamos respirar arte sempre, todos os dias. Afinal de contas, faz parte de quem somos enquanto seres humanos”, refletiu a chefe do Departamento e coordenadora do Colegiado do Curso de História, Profa. Dra. Júlia Calvo, fazendo menção à apresentação realizada antes da mesa de abertura. Como momento cultural, o evento recebeu o Quarteto Vocal PUC Minas e a intervenção “quadros vivos”, com a Profa. Dra. Vera Lopes.
“Esse momento é muito importante para o nosso Instituto. Faremos hoje uma discussão sobre uma temática necessária e com uma pessoa tão especial. Desejo que hoje saiamos maiores e melhores”, disse a chefe do Departamento de Educação e coordenadora do Colegiado do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Mariana Veríssimo.
Representando os estudantes do ICH, a aluna Thais de Carvalho Soares falou sobre como o Instituto valoriza a formação de cidadãos críticos, reflexivos e capazes de fazer a diferença na sociedade. “Aqui temos a chance de aprender com os melhores professores, desenvolver competência e crescer e desenvolver como profissional e pessoas para que possamos oferecer uma educação acessível, inclusiva e de qualidade para todos”, concluiu.
A aula inaugural aconteceu no Teatro São João Paulo II, Campus Coração Eucarístico, e teve transmissão ao vivo pelo canal do ICH no Youtube.
Fonte: PUC-MINAS