Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social

​No dia 2 de abril, quarta-feira, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) realizou sua aula inaugural com o tema Desinformação por encomenda como trabalho digital cotidiano. A conferência foi ministrada pelo Prof. Dr. Jonathan Corpus Ong, da Universidade de Massachusetts, que trouxe uma perspectiva aprofundada sobre os bastidores do fenômeno da desinformação nas redes sociais. Em sua apresentação, o professor destacou a existência de uma indústria da desinformação, deslocando o debate dos tradicionais discursos normativos sobre verdade ou discurso de ódio para as engrenagens comerciais que sustentam campanhas de manipulação digital. Ele também compartilhou desafios éticos e metodológicos enfrentados em suas pesquisas, realizadas em parceria com comunidades afetadas por esse fenômeno.

Confira a cobertura fotográfica:

O professor abordou quem são os personagens públicos da desinformação e os trabalhadores por trás dessas campanhas, como superar o jornalismo desonesto, as reportagens distópicas e a cultura de cancelamento, e como evitar que o pânico moral sirva de pretexto para ampliar a desinformação. Além disso, discutiu a ética envolvida na retratação dos autores e públicos da desinformação. Sua abordagem teórica englobou temas como desinformação médica, populismo e autoritarismo globais, radicalização e nacionalismo, além do papel das empresas especializadas em campanhas de desinformação. Ele apresentou ainda um panorama sobre os agentes envolvidos nesse sistema, incluindo microinfluenciadores, blogueiros, fazendas de trolls e cliques, bem como agências estatais e operações informacionais.

Fonte: https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Aula-inaugural-do-Programa-de-P%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-em-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Social.aspx

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes