A Faculdade de Psicologia da PUC Minas (Fapsi) retoma, a partir de 2025, a divulgação do Logos – Catálogo de Profissionais em Psicologia, projeto especial de ensino, com interface extensionista, voltado para a divulgação dos serviços prestados por profissionais formados em Psicologia nos diferentes campi da Universidade.
O objetivo do projeto, que atualmente é gerido pelo Campus Lourdes, é beneficiar a sociedade por meio da indicação de profissionais qualificados, ao mesmo tempo em que promove a empregabilidade dos egressos. “O Logos é um projeto da maior importância para a Fapsi, porque representa a perspectiva de compromisso social da PUC Minas. A Psicologia é uma profissão muito desafiadora uma vez que, historicamente, atuamos como prestadores de serviço. Assim, observamos muitas vezes que excelentes egressos não conseguiam ter a visibilidade que, como docentes, gostaríamos que tivessem ao reconhecer sua trajetória marcada pela dedicação e competência”, explica a diretora da Fapsi, Profa. Dra. Mirelle França Michalick-Triginelli.
De acordo com o Prof. Dr. João César de Freitas Fonseca, coordenador geral do projeto, os profissionais que integram o Catálogo passam por um processo cuidadoso, que começa na indicação dos nomes por algum membro do corpo docente da Instituição, com posterior validação pelas coordenações de curso.
Os profissionais egressos da Universidade podem se cadastrar no site, no entanto, a divulgação dos seus dados no catálogo se dará após a validação dos professores do Curso de Psicologia da PUC Minas.
A professora Mirelle explica que o Logos facilita a indicação de bons profissionais. “Professores e coordenações de curso são chamados, com frequência, a fazer indicações de profissionais para o mercado de trabalho. Quando a indicação pedida é em nossa subárea na Psicologia costuma ser mais fácil, mas para outras subáreas, por vezes, não conseguíamos fazer a ponte entre possíveis contratantes dos serviços e os psicólogos. O Logos é, assim, uma ponte que encurta esse caminho. Conseguimos estreitar os laços com a comunidade e com nossos egressos. Favorecemos a comunidade com indicação de psicólogos exemplares e incentivamos nossos egressos de destaque a terem o merecido reconhecimento no mercado”, comemora.
O professor João César também ressalta que “os profissionais que integram o Logos são orientados no sentido de estarem sensíveis à possibilidade de oferta de serviços em valores acessíveis, configurando o chamado preço social“. Os entendimentos sobre horários, localização dos serviços, modo de funcionamento, valores e contratos são definidos diretamente entre os interessados e os profissionais, não havendo nenhuma intermediação da PUC Minas nesse sentido.
Os interessados podem acessar o Logos pelo pucminas.br/psicologia/logos
O projeto
O Logos surgiu como um produto do Projeto de Ensino e Extensão Psicologia como Profissão, destinado a ampliar a empregabilidade dos ex-alunos do curso, desenvolvido experimentalmente no 2º semestre de 2016, pelo Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LaPOT), em parceria com a Agência de Negócios Integrados – ANI, Empresa Júnior da PUC Minas São Gabriel. O projeto contou com a participação de alunos dos Cursos de Psicologia, Administração, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Publicidade e Propaganda, sob a coordenação dos professores João César de Freitas Fonseca e Nanci Rajão.
Fonte: PUC-MINAS