Fonoaudiólogas que atendem na Derdic idealizam campanha sobre riscos à exposição de ruídos

Ação preventiva foi promovida em bloquinhos, eventos e escolas de samba durante o carnaval paulista

Duas estudantes de pós-graduação do programa em Comunicação Humana e Saúde da PUC-SP participam de um projeto da Academia Brasileira de Audiologia / Hear the World Foundation, realizado em parceria com programas de Fonoaudiologia de algumas universidades, e que tem por objetivo capacitar profissionais de todo o Brasil na área da reabilitação auditiva pediátrica.

Gracieli Macedo e Nayara Januário, bolsistas do projeto ABA/HTW, realizam atendimentos na Derdic e idealizaram a campanha Audição na Folia, em comemoração ao Dia Mundial da Audição (3 de março). A ação visou sensibilizar e conscientizar o público de foliões sobre os riscos associados à exposição excessiva e prolongada de ruídos, comuns durante as festividades carnavalescas, e reforçar a importância da proteção auditiva.

Durante o Carnaval, as alunas, com o auxílio de estudantes e professores de graduação e pós-graduação de fonoaudiologia da PUC-SP, foram a bloquinhos, eventos e escolas de samba para entregar protetores auriculares e panfletos com informações sobre a conscientização e prevenção de danos auditivos.

A exposição prolongada a ruídos ou sons fortes, em ambientes de trabalho ou lazer, podem causar danos permanentes à audição, resultando em perda auditiva irreversível. Além disso, a exposição continuada a sons de alta intensidade pode levar à progressão da perda auditiva e causar outros problemas de saúde, como insônia ou doenças cardiovasculares, por isso, cuide bem da sua audição para evitar uma “ressaca auditiva”.

A Derdic – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação é uma unidade subordinada administrativamente à Fundação e vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Atua na educação, acessibilidade e empregabilidade da pessoa surda e no atendimento e tratamento clínico (SUS) a pessoas com alterações de audição, voz, motricidade orofacial, linguagem e com deficiência intelectual. Sem fins lucrativos, o trabalho institucional atende, majoritariamente, famílias de alta vulnerabilidade social e beneficia pessoas de todas as faixas etárias.

Fonte:J.PUC-SP

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes

Carta à Comunidade

Mensagem do Irmão Rogério Renato Mateucci, Reitor da PUCPR Na noite de 15 de abril de 2025, por volta das 18h30, um incêndio teve início

Leia mais »

Nota Oficial

Sobre o incêndio ocorrido nesta terça-feira, 15 de abril, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) esclarece que o fogo teve início no Teatro TUCA,

Leia mais »