Os egressos da PUC Minas já podem participar da Pesquisa de Empregabilidade IASE 2025. A 4ª edição da Pesquisa de Empregabilidade de Graduados Recentes é direcionada aos alunos que colaram grau entre 1º de junho de 2023 e 30 de junho de 2024, com objetivo de analisar a situação de empregabilidade dos formados no primeiro ano após a conclusão de seus cursos. O questionário ficará aberto até dia 31 de maio.
A organização da Pesquisa de Empregabilidade IASE é responsabilidade da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino (ABMES) e da Symplicity Brasil. A PUC Carreiras, como representante da PUC Minas, está envolvida desde a primeira edição, realizada em 2022, coletando dados de alunos que fizeram seus cursos de graduação e graduação tecnológica na Universidade no período selecionado para recorte da pesquisa.
Os dados recolhidos são necessários para compreender o cenário atual de empregabilidade e as perspectivas profissionais dos nossos egressos, além de favorecer a empregabilidade, como a atualização de currículos de cursos, realização de eventos e estratégias de divulgação de ações. Os resultados serão compilados e analisados pela comissão e divulgados no segundo semestre de 2025.
O questionário está disponível na Plataforma PUC Carreiras, no menu Pesquisas, e todos os egressos que se encaixam no período informado receberam um e-mail com as instruções de participação e o link para o formulário.
Os comunicados são enviados em nome da PUC Carreiras, através do e-mail pucminas@csm.symplicity.com. Caso não tenha recebido a mensagem, verifique sua caixa de entrada e a caixa de spam ou lixo eletrônico. Para mais informações, acesse o portal Filhos da PUC.
Acima da média nacional
Os resultados do questionário respondido em 2024, pelos egressos que colaram grau entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023, já estão disponíveis. Entre os graduados pela PUC Minas, 82,48% informaram que estavam trabalhando no primeiro ano após a formatura, número que 5,8 pontos percentuais superior ao da média nacional (76,68%). Saiba mais sobre os dados na pesquisa no portal Filhos da PUC.
Levantamento nacional
A pesquisa realizada em todo o Brasil tem como modelo a First Destination Survey (FDS), realizada nos Estados Unidos pela National Association of Colleges and Employers (Nace).
Este ano, a organização da pesquisa espera um número ainda maior de instituições de ensino superior participantes. Na edição de 2024, 122 IES públicas e privadas coletaram dados de seus egressos.
Instituição comprometida com a empregabilidade
As Instituições de Ensino Superior participantes em todo o Brasil que atingem o percentual mínimo de respondentes definido no regulamento da pesquisa recebem o Selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade, reforçando a importância de garantir a entrada dos alunos no mercado de trabalho, com política de valorização de salários e remuneração adequada, bem como a continuidade dos estudos, seja em cursos de pós-graduação lato sensu ou no stricto sensu, em mestrados e doutorados.
A PUC Minas recebeu o selo em todas as edições, refletindo seus esforços na inserção dos egressos no mercado de trabalho, no constante acompanhamento da situação de empregabilidade e aplicação da pesquisa com os recém-formados.
Sobre a ABMES
Fundada em agosto de 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional.
Hoje a entidade congrega mais de 5.300 unidades educacionais, entre mantenedoras e mantidas, e tem como um de seus principais objetivos institucionais subsidiar a definição de políticas públicas para a educação superior.
Sobre a Symplicity
A Symplicity é líder global em soluções de software de empregabilidade e engajamento estudantil, parceira de mais de 2.000 instituições de ensino superior em 36 países para entregar apoio de carreiras e gerenciar a empregabilidade de alunos, egressos e as relações da instituição com o mercado de trabalho.
Na PUC Minas, a Symplicity atua junto à PUC Carreiras desde 2019 como fornecedora da Plataforma CSM (Career Services Manager).
Fonte: PUC-MINAS