Professora da PUC Minas está entre as mulheres mais influentes do setor de energia no Brasil

A docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da PUC Minas  Profa. Dra. Antônia Sônia Alves Cardoso Diniz foi incluída na lista das mulheres mais influentes do setor de energia do Brasil, elaborada pela iniciativa Sim, Elas Existem!. A iniciativa busca pautar o discurso sobre diversidade e inclusão de gênero no setor de energia e mineração de forma positiva, exaltando as contribuições valiosas das competentes profissionais desses setores historicamente de predominância masculina.

Com uma carreira consolidada na área de Engenharia Elétrica e Ciências dos Materiais, a professora possui ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento em energias renováveis, com ênfase em energia solar fotovoltaica. Durante 28 anos, atuou na Companhia Energética de Minas Gerais como engenheira sênior especialista e, atualmente, dedica-se à docência e à pesquisa na PUC Minas. Foi coordenadora do Grupo de Estudos em Energia – GREEN Solar-PUC Minas, além de ter contribuído como diretora da Sociedade Mineira de Engenheiros e membro de conselhos editoriais de renomadas revistas científicas.

A desigualdade de gênero no setor de energia elétrica é um desafio global. Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA), apenas 16% dos cargos na área são ocupados por mulheres. No Brasil, esse número é ainda menor: apenas 5,55% das mulheres no setor elétrico estão em posições de alta liderança, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Fonte: PUC-MINAS

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes