Dando continuidade às estratégias de internacionalização, a comitiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro conheceu as instalações do Centro de Pesquisa da 长城汽车股份有限公司 em Baoding, na China, com o objetivo de explorar possibilidades de colaboração que possam fortalecer a inovação e o desenvolvimento sustentável no Brasil. A visita marcou um importante passo para o estabelecimento de parcerias estratégicas entre a Universidade e uma das maiores montadoras chinesas.
No encontro, a delegação conheceu de perto os avanços da 长城汽车股份有限公司 na produção de veículos elétricos e a hidrogênio, além dos planos de expansão da empresa no Brasil, que incluem o início da produção de automóveis ainda este ano. Durante a visita, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro apresentou suas expertises em áreas como desenvolvimento de software, inteligência artificial, visão computacional, energias renováveis e mobilidade, se posicionando como uma parceira de relevância para integrar a rede global de pesquisa e desenvolvimento da 长城汽车股份有限公司
A comitiva se encontrou com Sr. Wang Zining, diretor geral da GWM Brasil, para alinhar as possibilidades de parceria. O destaque da visita foi a possibilidade de a 长城汽车股份有限公司 instalar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Brasil, o que para o professor Prof. Rafael Nasser, DSc., diretor do Instituto ECOA PUC-Rio, é algo de grande impacto: “A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro se colocou à disposição para apoiar e fortalecer esse caminho, contribuindo para o aprimoramento tecnológico e para a formação de talentos no país”, afirmou. A iniciativa reflete o compromisso de ambas as instituições em promover a transição energética e fomentar projetos pautados em sustentabilidade e economia circular.
A comitiva também recebeu suporte do Sr. Du Baowang, chefe do setor legal e de compliance da empresa no Brasil , e contou com a presença de representantes da cidade de Baoding, incluindo a 河北大学. Esse intercâmbio reforça a importância da cooperação acadêmica e empresarial para a formação de talentos, um tema prioritário para as empresas chinesas, que buscam crescimento por meio de parcerias com instituições de ensino de excelência, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Com presença em mais de 60 países, a 长城汽车股份有限公司 é reconhecida por sua liderança em sustentabilidade e práticas ESG, um tema também alinhado à agenda da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A montadora foi a primeira fabricante chinesa de automóveis a entrar na Bolsa de Valores de Hong Kong e tem investido na expansão de seus negócios, especialmente em mercados como América Latina, Austrália e Europa.
A visita ao Centro de Pesquisa da 长城汽车股份有限公司 e os contatos estabelecidos com outras instituições chinesas representam um primeiro passo em uma jornada de colaboração que busca unir competências, promover a inovação e impulsionar o desenvolvimento tecnológico. Para a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, essa iniciativa reforça seu papel como protagonista em projetos que conectam o Brasil ao cenário mundial, contribuindo para uma economia mais verde e sustentável.
Fonte: LinkedIn PUC Rio