Rede Marista promove a 5ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil 

O evento é gratuito e acontece no dia 27 de maio 

Realizado pelo Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Rede Marista promove mais uma edição da Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil. O evento acontece no dia 27 de maio, via Zoom, das 17h às 19h. A inscrição é gratuita e já pode ser realizada neste link

O tema que conduz as discussões do evento é a violência sexual contra crianças e adolescentes com deficiência. A conferência é voltada a profissionais que atuam com crianças e adolescentes, profissionais da rede de proteção, acadêmicos/as, docentes, membros e colaboradores/as de congregações religiosas. 

Na programação, três convidadas serão as responsáveis por conduzir os diálogos reflexivos. A primeira delas é a Laís Silveira Costa, que fará a palestra “Panorama da violência sexual contra crianças e adolescentes com deficiência no Brasil”. O objetivo é dialogar sobre o capacitismo como perpetuador da violência sexual, a subnotificação dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes com deficiência e as dificuldades no acesso aos serviços de apoio e proteção.   

A segunda palestra é “A comunidade como mecanismo de prevenção da violência”, com a convidada Liduina Carneiro. O intuito é conversar sobre os direitos da criança e do adolescente com deficiência, políticas públicas para essa população e a importância da capacitação de cuidadores/as e educadores/as sobre os riscos da violência sexual.   

A terceira convidada é Patricia Almeida, do projeto Eu Me Protejo. Ela conduzirá a palestra “Educação de crianças e adolescentes com deficiência como prevenção”. O diálogo será pautado na importância de trabalhar a conscientização, o conhecimento do próprio corpo e o limite das interações saudáveis com as crianças e adolescentes para a sua própria proteção e identificação de abusos.   

A 5ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil conta com o apoio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado do Rio Grande do Sul (CEEVSCA-RS), da Escola de Direito da PUCRS e da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio Grande do Sul (OAB-RS). 

Conheça mais sobre as palestrantes 

Laís Silveira Costa 

Doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz; pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP/Fiocruz; co-coordenadora da Especialização em Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência da ENSP/Fiocruz; membro do Colegiado Gestor do Comitê Fiocruz pela Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com deficiência e do GT Diversidade da ENSP. Uma das organizadoras da 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde das Pessoas com Deficiência, representa a Fiocruz em fóruns internacionais e nacionais, e disciplinas para qualificar a atuação de trabalhadores de saúde para o cuidado à saúde da pessoa com deficiência. Coordena e participa de projetos de pesquisa na temática da saúde da pessoa com deficiência. Reflexo de seu compromisso ético com a emancipação das pessoas com deficiência, tem traduzido o conhecimento científico e disseminado conteúdo sobre capacitismo e saúde acessível (em linguagem simple s, libras, audiodescrito), em literatura de cordel e gratuito, disponíveis no Repositório Arca, da Fiocruz.  Mãe de duas crianças, uma delas com deficiência intelectual, é militante da pauta. 

Liduina Carneiro 

Mãe atípica, advogada, ativista de Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência, coordenadora fundadora na Frente Nacional de Mulheres com Deficiência (FNMD) e no Instituto de Direito, Acessibilidade e Inclusão (IDAI). 

Patricia Almeida 

Coautora do Eu Me Protejo – Educação para prevenção contra a violência na infância, é carioca e mãe de três mulheres, uma delas com deficiência. Funcionária pública federal aposentada, jornalista, especialista em Linguagem Simples e mestre em Estudos sobre Deficiência. Membra da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência. Trabalhou como editora nas TVs Educativa e Manchete e como produtora na BBC Brasil. Coautora do projeto Canta e Lê – Vídeos infantis para aprender a falar e ler. Criadora da agência de notícias Inclusive – Inclusão e Cidadania. Cofundadora do Movimento Down, Movimento Zika e Adoções Necessárias. Membra do júri do prêmio internacional Diversify TV Mipcom (Cannes). Colaboradora do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Foi Vice-cônsul, responsável por assistência a brasileiros e assuntos comunitários nos consulados do Brasil em Nova York e Genebra. Criadora dos programas Brasileirinhos em Nova York e Brasileirinhos em Genebra. Conselheira da Brasil em Mente – PlurAll. Medalha da Ordem do Rio Branco – Grau Cavaleiro – Ministério das Relações Exteriores. 

Fonte: https://portal.pucrs.br/noticias/institucional/rede-marista-promove-a-5a-conferencia-marista-sobre-enfrentamento-a-violencia-sexual-infantojuvenil/

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes

Sub Processos

Você já pensou sobre subprocesso que você esta executando ou a sua equipe?Sempre que estamos na operação devemos refletir sobre os processos que executamos, a

Leia mais »