Os reitores de ambas as instituições e as suas equipas de trabalho no programa ELEDUC “Na Liberdade de Educação” reuniram-se num descontraído pequeno almoço no qual manifestaram o seu interesse em continuar a colaborar com a iniciativa.
O reitor Ignacio Sánchez e a equipe do programa ELEDUC UC agradeceram o trabalho e apoio do Centro de Formação Técnica ENAC e do seu reitor, Jorge Menéndez, num pequeno almoço em que analisaram o trabalho de colocação profissional realizado em conjunto a favor dos reclusos. Centro Penitenciário Feminino (CPF) de San Joaquín, onde não faltaram anedotas e boas lembranças do início do programa.
Na ocasião, o reitor Ignacio Sánchez apresentou um reconhecimento ao seu homólogo do ENAC em agradecimento pelo trabalho realizado por aquele instituto, relacionado com a ajuda às mulheres privadas de liberdade para continuarem os estudos superiores em diversas áreas.
“Neste café da manhã de agradecimento não podemos pedir mais, porque já recebemos muito, queremos nos comprometer a continuar trabalhando juntos para potencializar esta iniciativa”, disse o reitor Ignacio Sánchez.
“Neste pequeno-almoço de agradecimento não podemos pedir mais, porque já recebemos muito, queremos comprometer-nos a continuar a trabalhar juntos para valorizar esta iniciativa” – reitor Ignacio Sánchez.
O programa ELEDUC “Na Liberdade de Educação” é uma iniciativa da UC que visa promover a transformação educativa das mulheres privadas de liberdade no Centro Penitenciário Feminino (CPF) e no Centro de Educação e Trabalho (CET), localizados na comuna de San Joaquín. Seu objetivo é promover a inserção social de mulheres que estão ou foram privadas de liberdade, promovendo e acompanhando suas trajetórias educacionais e laborais. O programa desenvolve-se em três níveis de intervenção: Preparação para o ensino superior (nivelamento de estudos, apoios socioeconómicos e oficinas), Acesso e permanência no ensino superior (apoios e tutoriais académicos, oficinas de ferramentas digitais, estágios e visitas de campo), e Apoio à colocação profissional (oficinas de empregabilidade, tutorias e ligação a redes de apoio).
“O programa ELEDUC está muito instalado no coração da universidade”, destacou o Reitor Sánchez. E acrescentou: «Começou com o entusiasmo de um grupo de professores e o apoio da reitoria, e depois juntaram-se a Vice-Reitoria Académica e a Direção de Inclusão. E hoje temos resultados muito interessantes, a ponto de querermos enviar ao Santo Padre um resumo do trabalho realizado, porque quando o Papa Francisco veio ao Chile em 2018 , visitou a Universidade Católica e o Centro Penitenciário Feminino, onde ele fez contato com os internos e conheceu sua realidade. Então, estávamos começando com este programa e acho que vai ser muito significativo para ele uma atualização, o que significou sua palavra e o trabalho e interesse da universidade neste assunto”, comentou o reitor Ignacio Sánchez.
Leia também: Leyla Selman é reconhecida na trigésima edição do Prêmio José Nuez Martín 2024
“O programa ELEDUC está muito instalado no coração da universidade. Começou com o entusiasmo de um grupo de professores e o apoio da reitoria, e depois juntaram-se a Vice-reitoria Académica e a Direcção de Inclusão” – reitor Ignacio Sánchez.
Por sua vez, o reitor da ENAC Jorge Menéndez afirmou: “No dia 21 de janeiro fomos convidados pelo reitor da Universidade Católica e pela sua equipa a participar numa atividade muito simpática para a ENAC, que foi um reconhecimento da nossa contribuição para a ELEDUC programa, relacionado com a ajuda a mulheres privadas de liberdade para prosseguirem o ensino superior. Nesse sentido, foi muito agradável e também surpreendente saber que a ENAC tem uma maioria de mulheres que frequentam programas de ensino superior e que recebem ajuda da Universidade Católica e dos seus colaboradores. Das 21 mulheres que seguem o programa, 17 estudam no ENAC.”
E continuou dizendo: “Então para nós isso é motivo de orgulho, é também motivo de alegria e confirma a nossa identidade, o nosso projeto educativo de servir os mais necessitados e colaborar nos seus projetos de vida. Para mim, como reitor, foi também uma experiência profunda e muito emocionante receber este reconhecimento. “Agradeço ao reitor Ignacio Sánchez por nos convidar para esta cerimônia”.
“Foi muito agradável e também surpreendente saber que a ENAC tem uma maioria de mulheres que frequentam programas de ensino superior e que recebem ajuda da Universidade Católica e dos seus colaboradores. Das 21 mulheres que seguem o programa, 17 estudam no ENAC” – Reitor do ENAC Jorge Menéndez.

A força de um vínculo que ajuda a levantar barreiras
Da mesma forma, Fernando Purcell, Vice-Reitor Académico da UC, agradeceu o trabalho conjunto com o CFT ENAC: “Este reconhecimento ao ENAC não é apenas pela formação de pessoas que outrora estavam privadas de liberdade, mas por confiar, acolher e ajudar a levantar barreiras com o que essas mulheres encontram todos os dias e fazem isso por meio da educação, que é sempre transformadora e gera liberdade”, afirmou.
“Este reconhecimento à ENAC não é apenas pela formação de pessoas que antes estavam privadas de liberdade, mas por confiar, acolher e ajudar a derrubar barreiras que estas mulheres encontram todos os dias” – Fernando Purcell, Vice-Reitor Académico da UC
Por sua vez, a diretora da UC de Inclusão, Catalina García, destacou a importância de um trabalho bem articulado: “Acredito que a ligação entre a ELEDUC e a ENAC, que a rigor surgiu do trabalho quotidiano e do espírito e visão de ambas as instituições, não porque desde o início o formalizámos assim, hoje mostra-nos resultados tremendamente positivos e muito esperançosos”, notou.
“A aliança entre ELEDUC e ENAC é extremamente positiva e gera esperança. Todos os esforços realizados pela EDUC são fortalecidos pelo contexto, perspectiva, disposição e trabalho da ENAC nestas oportunidades” – Diretora de Inclusão UC, Catalina García.
E acrescentou: “Ver que já temos tantos participantes que estudaram ou estão estudando no ENAC que podem se formar, que podem fazer uma mudança em suas vidas em relação aos sonhos que eles próprios traçaram, é o que é essencial para mim. Parece-me que a aliança entre a ELEDUC e a ENAC é extremamente positiva e gera esperança. Todos os esforços realizados pela ELEDUC são fortalecidos pelo contexto, perspectiva, disposição e trabalho da ENAC nestas oportunidades. Penso que é uma aliança fantástica que deve ser reforçada, espero formalizada e divulgada para que possa ser replicada também noutras partes”, destacou a Diretora de Inclusão.
Fonte: PUC Chile