A licenciatura em Filosofia obteve a acreditação do Instituto Internacional de Garantia da Qualidade (IAC-CINDA) durante cinco anos, tornando-se a primeira no país a obter este prestigiado reconhecimento na sua disciplina.
No início de 2022, a licenciatura em Filosofia iniciou o processo de autoavaliação para efeitos de acreditação e, em setembro deste ano, recebeu a visita de avaliadores externos enviados pelo IAC-CINDA.

“Como o processo de acreditação tem sido um processo participativo, que envolveu vários atores, o curso de Filosofia consolidou a sua presença dentro e fora da Universidade, visando estreitar laços com estudantes, licenciados e empregadores”
Cecilia Monteagudo
Professora do Departamento Acadêmico de
Humanidades
Segundo Panchiba Barrientos, secretário técnico do IAC-CINDA, o credenciamento de cinco anos concedido ao curso de Filosofia da PUCP marca o encerramento de um período de trabalho intenso, reflexivo, transparente e aberto. Durante este processo, o programa realizou um rigoroso exercício de autoavaliação e foi visitado por avaliadores externos, demonstrando um forte compromisso com a garantia de qualidade e a melhoria contínua.
O processo incluiu uma revisão abrangente de suas atividades, tomando como referência o modelo de qualidade IAC-CINDA. Além disso, contou com a participação ativa de diversos agentes da comunidade académica, que, a partir dos seus papéis e compromissos com o curso e a disciplina, contribuíram com questões e perspetivas críticas que enriqueceram o trabalho liderado pela comissão de autoavaliação. Esse comitê foi chefiado pela diretora Cecilia Monteagudo e pela assistente de credenciamento e graduada Sheyla Huyhua.
Além disso, fizeram parte do Comitê de Qualidade os professores Gianfranco Casuso, Raúl Gutiérrez, Pablo Quintanilla, Eduardo Villanueva e Miguel Rodríguez, bem como os graduados Sheyla Huyhua e Gonzalo Ricaldi e o estudante Johan Vilcara.

“Esta acreditação é a primeira que o IAC-CINDA realiza para um programa de filosofia, não só no Peru, mas também na região. Acreditamos que merece uma menção especial pela forma como foi conduzido pelo programa e pela PUCP, mas, também, porque tem potencial para ser um impulso importante para o reconhecimento do valor das humanidades hoje”
Panchiba Barrientos
Secretário Técnico IAC
CINDA
O programa identificou um plano de melhoria com base na revisão e autoavaliação efetuada, que inclui o reforço do vínculo com os licenciados para monitorização do seu desempenho, propor tutoria voluntária aos alunos, promover a divulgação do curso de forma a aumentar o número de alunos , promovendo uma maior participação em projetos de Responsabilidade Social Universitária (RSU), fortalecendo os laços com os empregadores e promovendo a internacionalização da investigação e do próprio curso.
A acreditação do curso de Filosofia pelo IAC CINDA representa um passo significativo na aposta da PUCP na formação de profissionais altamente qualificados e na melhoria contínua dos seus programas académicos. Essa conquista evidencia a qualidade educacional da universidade, que, ao ser pioneira no credenciamento da Filosofia no país, reafirma-se como referência no ensino superior. Com esse reconhecimento, a carreira fica melhor posicionada para enfrentar os desafios do futuro.
Fonte: PUC PERÚ