BRAVI.LAB na PUC-Campinas impulsionou conexões no setor audiovisual

Evento inédito no interior paulista reuniu estudantes, profissionais e players do mercado na Universidade

A PUC-Campinas foi palco, nos dias 4 e 5 de abril, do evento BRAVI.LAB, uma iniciativa da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), que estreou no interior paulista promovendo o diálogo e estreitamento de laços entre o mercado e a Universidade e o fortalecimento do ecossistema audiovisual de Campinas e região.

Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram acesso a uma programação intensa no Campus I da Universidade que incluiu palestras com especialistas, apresentações de cases de sucesso, mesas de discussão sobre temas atuais do setor, além de rodadas de negócio e sessões de pitching.

A abertura oficial, que ocorreu no sábado (5), às 9h30, na Sala 900, contou com a presença do Decano da Escola de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas, Prof. Dr. Lindolfo Alexandre de Souza; da Secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas, Alexandra Caprioli; e do Presidente Executivo da BRAVI, Mauro Garcia. Diversos players do setor, além de docentes também estiveram presentes.

O Decano da ELC, Prof. Dr. Lindolfo Alexandre de Souza, comentou a contribuição da Universidade para o universo do cinema e do audiovisual. “Em 2025 entramos formalmente neste cenário com a nossa vocação: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Os primeiros passos foram o lançamento da graduação em Cinema e Audiovisual e da pós-graduação, em nível de especialização, em Showrunner. Com essas duas iniciativas, queremos marcar nossa contribuição como Universidade nesse sistema que gera empregos e negócios, qualificando os futuros profissionais por meio do nosso ensino.”

O Presidente Executivo da BRAVI, Mauro Garcia, falou sobre o projeto e seu impacto no interior do estado. “Este evento, o laboratório que chamamos de Bravi.Lab, é fruto de um projeto instituído pela Lei estadual Paulo Gustavo. A ideia principal, após uma fase anterior de mentorias online, foi selecionar cinco cidades que têm potencial para se tornarem polos audiovisuais. O objetivo é aproximar os agentes do mercado, trazer informações recentes e promover uma atualização sobre o cenário audiovisual geral nessas regiões. Embora as produtoras locais já participem de editais como o Proac, o mercado é muito dinâmico. Por isso, esta é uma oportunidade para atualizar informações sobre o audiovisual nacional e internacional, além de conectar produtoras da região com as de São Paulo e outras interessadas, apresentando mecanismos e possibilidades de coprodução para que todos possam crescer juntos.”

A Secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, ressaltou a crescente relevância do audiovisual, impulsionada por mecanismos como a Lei Paulo Gustavo, que financiou o evento. “Percebemos o grande impacto que esta área tem para as cidades e para as coletividades. Por ser um processo muito coletivo, ele traz um retorno expressivo. Este seminário tem justamente o objetivo de revelar muitas dessas potencialidades que estão sendo descobertas e nos ajudar a entender como nós – enquanto cidade, governo e entidades – podemos nos apropriar do audiovisual como uma grande estratégia”, afirmou.

Interação com players

O BRAVI.LAB proporcionou aos participantes não apenas conteúdo relevante sobre as dinâmicas e tendências do mercado, mas também um ambiente propício para a interação direta com players de destaque. Essa troca de experiências visou ampliar as redes de contato dos presentes e abrir portas para futuras colaborações profissionais.

Márcio Yatsuda, Presidente da Movioca Content House, que participou do “Painel São Paulo – A Produção Audiovisual no Brasil: Visão de Mercado e Tendências”, apresentou o “Case Movioca – Boas Práticas de Gestão de Uma Produtora” e ainda integrou o “Encontro Cinema PUC X Players e Rodadas de Negócio”, comentou sobre a relevância da iniciativa. “Este evento marca dois pontos muito importantes. Primeiro, a relevância do próprio Curso de Cinema e Audiovisual da PUC-Campinas para o interior de São Paulo e, segundo, a filosofia do curso de estar integrado ao mercado, que é exatamente o que este evento se propõe: trazer produtoras e empresas para dentro do ambiente acadêmico, o que é fundamental. Assim, mais do que apenas conectar empresas entre si, a Universidade, através de iniciativas como esta, insere-se no mercado de forma muito mais proativa, não simplesmente formando mão de obra, mas participando ativamente como elo do sistema do mercado de audiovisual”, disse.

Luiza Favale, CFO da GLAZ Entretenimento, que também participou das rodadas de negócio e apresentou o “Case GLAZ – Breve Histórico dos Mecanismos de Financiamento”, falou sobre o momento vivido pelo setor do audiovisual no país. “O audiovisual brasileiro está passando por uma etapa muito importante de profissionalização que faz com que a gente precise cada vez mais de pessoas pensando, pesquisando, trabalhando na área. E ter uma instituição como a PUC-Campinas fomentando o setor, ajudando a formar pessoas, é maravilhoso. O evento traz para Campinas um debate sobre a importância e a relevância do audiovisual. Além disso, também estamos em um momento de pensar a descentralização da produção para além da capital do estado e Campinas tem uma vocação muito grande para receber produções. Estar aqui, discutindo isso, vai gerar muitos frutos para o futuro”, afirmou.

Juliana Lira, fundadora da Lira Filmes, também participou do Painel São Paulo e apresentou o “Case Lira Filmes – A Importância dos Mercados Audiovisuais para as Produtoras Fora do Eixo Rio-São Paulo”. Ela falou sobre a importância do evento no sentido de quebrar barreiras para além do eixo Rio-São Paulo. “Quando falamos em pluralidade, falamos da importância de mostrar a cultura e o que acontece fora desse eixo. Aqui, nós fomentamos o sonho de fazer audiovisual, mostrando que ele é, sim, possível. Quando as pessoas têm acesso à cultura e ao esporte locais, elas rompem um pouco com a dependência do que vem apenas de fora. Precisamos valorizar e consumir o que se tem na região”, comentou.

Com a realização do evento, a PUC-Campinas reafirmou seu papel como um importante centro de formação e difusão de conhecimento na área audiovisual, contribuindo ativamente para o desenvolvimento e a dinamização do setor em Campinas e nas cidades vizinhas. A parceria com a BRAVI foi vista como um passo estratégico para consolidar essa posição.

Saiba mais sobre o Curso de Cinema e Audiovisual

Inscreva-se na Pós-Graduação em Showrunner

Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/bravi-lab-na-puc-campinas-impulsionou-conexoes-no-setor-audiovisual/

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes