Com quase 1.400 assistentes foi realizada a versão final do Datapalooza 2025

  • O evento, realizado pelo terceiro ano consecutivo, reuniu os e os fanáticos da estatística e da ciência de dados em torno de 17 lugares gratuitos e transmitidos por especialistas da UC. 

No sábado, 18 de janeiro, o Campus San Joaquín da Universidade Católica abriu suas portas para cerca de 1.400 assistentes que fizeram parte do  

Datapalooza 2025, o festival gratuito de ciência de dados e estatística mais grande da Região Metropolitana, cuja terceira versão ofereceu 17 altas orientados a modelos estadísticos, programação, IA e visualização de dados. O subdiretor de Vinculação com o Meio da Faculdade de Matemática da UC, Alexis Alvear, destacou a importância do evento: “É muito importante, porque espaços como esses logran democratizar o acesso aos dados e a transformação digital que estamos vivendo, rompendo a ideia de que estas disciplinas são solo para matemáticos, engenheiros ou informáticos”, explicou.

Como é tradição, o encontro apresentou 4 “cenários” simultâneos: Hacker Stage, Stats Stage, IA Stage, Dataviz Stage, onde os e os especialistas da UC compartilharam os últimos avanços e conhecimentos em cada área. A jornada também incluiu tributos a AC/DC e Adele, reportando ao encontro um ambiente de entretenimento. Entre as novidades deste ano, destaco uma feira laboral que ofereceu vagas exclusivas em ciencia de dados.

A respeito, Alvear comentou que “o mercado está exigindo cada vez mais profissionais formados nessas disciplinas, para que possamos ampliar suas possibilidades de desenvolvimento, traindo as empresas e os puestos que oferecem até a UC”. Ao longo de sua jornada, o subdiretor apresentou um equilíbrio exitoso: “Estamos muito contentes e agradecidos pela convocatória deste ano. Llegaron cera de 1.400 pessoas com todas as ganhos de aprender, estudar e conhecer mais sobre o mundo da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial”.

Esse foi o caso de Isidora Riveros, trabalhadora social que participou da “Estatística para Ciência de Dados” e que, desde sua experiência, destacou a relevância de avançar na apresentação de dados para uma tomada de decisão consciente: “En mi trabajo anterior, eu me considero um analista de dados de uma residência, onde há muitos dados. Nesse sentido, falta muito avanço para a tomada de decisão consciente, com conhecimento e baseada em evidências. Nesse sentido, o alto me pareceu super bom e útil, mais para esse tipo de área que, se bem é social, precisa de gerenciamento de dados”. 

O Datapalooza 2025 foi organizado pela Faculdade de Matemática UC e contou com a colaboração de Teleduc, EY, Sabory, Microsoft, Itaú, Trabajando.com, Capacitação e Desenvolvimento UC, Managment Solution, Red Hat e Ripley.  

Fonte: PUC Chile

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes