Observatório PUC-Campinas e Vitalità realizam Workshop para impulsionar ações colaborativas voltadas ao envelhecimento

Iniciativa aborda sistematização de estudo sobre a população idosa com pesquisadores e extensionistas dos dois programas

Os programas institucionais Observatório PUC-Campinas e Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade da Universidade, promoveram um Workshop de Integração com o objetivo de fortalecer redes de pesquisa e impulsionar ações colaborativas voltadas para a população idosa e o envelhecimento. O encontro, realizado recentemente, marca um passo importante na construção de iniciativas conjuntas que visam a longevidade com qualidade de vida.

O Workshop abordou a sistematização de estudos sobre a população idosa e o envelhecimento e contou com a participação de pesquisadores e extensionistas dos dois programas buscando identificar pontos de convergência e oportunidades de colaboração. De acordo com o Prof. Paulo Ricardo Da Silva Oliveira, coordenador do Observatório PUC-Campinas, “o grande objetivo é encontrar sinergias para aprimorar a pesquisa social aplicada, gerando resultados que produzam impactos sociais efetivos, subsidiando a política pública e ações sociais. Buscamos também impactar positivamente o desenvolvimento social e econômico”.

O Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira destacou ainda que a aproximação e a integração dos programas é um processo natural e incentivado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. “O Vitalitá articula uma ampla rede de atores envolvidos com a temática do envelhecimento, enquanto o Observatório tem desenvolvido ferramentas e metodologias que visam atender demandas de estudos sociais, auxiliar formuladores de políticas e agentes do terceiro setor”.

A Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, coordenadora do Vitalità, destacou que o Vitalità representa a PUC-Campinas no Conselho Municipal do Idoso de Campinas, o que, para ela, “aproxima das políticas públicas destinadas a esta população e ainda permite que tenhamos um olhar mais ampliado sobre a situação das pessoas idosas e de suas necessidades”. Além disso, também reforçou que a Instituição é reconhecida como “Universidade Amiga da Pessoa Idosa”, se comprometendo com os 10 princípios da AFUNG (Age Friendly University Global Network). “Um deles é garantir que as pessoas idosas estejam na agenda de pesquisa da Universidade. Essa aproximação garante que possamos compreender o fenômeno do envelhecimento populacional, especialmente no município que tem um índice de envelhecimento superior à média do estado, sobre diferentes perspectivas e como isso tem transformado a nossa sociedade”, disse a Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria.

Observatório da PUC-Campinas e Workshops

O Observatório PUC-Campinas é um programa institucional vinculado à Reitoria da PUC-Campinas e conta com equipe mista com a participação de professores pesquisadores, extensionistas e assessores, que buscam analisar e compreender dinâmicas econômicas, tecnológicas e sociais, na escala regional.

O Observatório PUC-Campinas produz, acompanha e analisa indicadores que refletem a realidade regional, com foco na Região Metropolitana de Campinas (RMC), compartilhando o conhecimento produzido e sistematizado com a sociedade.

A iniciativa realizada com o Vitalità faz parte de um esforço contínuo do Observatório PUC-Campinas em promover workshops com programas de pós-graduação e, mais recentemente, com outros programas institucionais, visando o aprimoramento da pesquisa social aplicada e a geração de resultados que promovam o bem-estar da sociedade.

Vitalità

O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade PUC-Campinas articula parcerias para projetos de inovação, criação de tecnologias e ações de promoção do envelhecimento ativo que atendam às necessidades do público sênior e estimulem a cultura do convívio e solidariedade intergeracional.

Fonte: PUC-CAMPINAS

COMPARTILHE:

POSTS

Mais recentes

Carta à Comunidade

Mensagem do Irmão Rogério Renato Mateucci, Reitor da PUCPR Na noite de 15 de abril de 2025, por volta das 18h30, um incêndio teve início

Leia mais »

Nota Oficial

Sobre o incêndio ocorrido nesta terça-feira, 15 de abril, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) esclarece que o fogo teve início no Teatro TUCA,

Leia mais »