Parceria entre Universidade, MPSP e Secretaria de Educação busca formas de prevenção e combate a partir de estudos conjuntos
O Prédio do Direito (HJS) da PUC-Campinas foi palco de um encontro significativo nesse mês de março para debater e planejar ações de combate à violência nas escolas do município. A reunião integrou as atividades do projeto ÉGIDE: Violência, Educação e Vigilância em Escolas do Município de Campinas, uma iniciativa de pesquisa da PUC-Campinas desenvolvida em conjunto com as secretarias de educação e segurança pública do município e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
Estiveram presentes representando a PUC-Campinas o responsável pelo projeto, Prof. Dr. Lucas Catib de Laurentiis, a Profa. Dra. Fernanda Carolina de Araújo Ifanger e Profa. Dra. Christiany Pegorari Conte, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e da Faculdade de Direito; a Profa. Dra. Monica Piccione Gomes Rios, do Programa de Pós-Graduação em Educação e o Prof. Dr. Everton Silveira, do Programa de Desenvolvimento Humano e Integral da Instituição O Ministério Público foi representado pelo Promotor Rodrigo Augusto de Oliveira, enquanto a Secretaria de Educação contou com a participação de Luciano Alves dos Reis. O encontro promoveu a oportunidade de troca de ideias e experiências.

O projeto ÉGIDE, financiado pela Fapesp, tem como objetivo compreender a violência escolar em Campinas, buscando formas de prevenção e combate. O Prof. Dr. Lucas Catib de Laurentiis, responsável pelo projeto, comentou o envolvimento de diversos atores na iniciativa: “Esse projeto foi um dos selecionados no edital de financiamento de pesquisas de políticas públicas e, por isso, temos no projeto a participação de gestores públicos, professores da rede de ensino municipal, gestores escolares, mestrandos, estudantes de graduação, pós-doutorandos e professores da Universidade. Envolve ainda os promotores que trabalham com o tema da infância e juventude no município”.
O evento marcou o primeiro encontro do grupo, proporcionando uma oportunidade para a troca de ideias e o alinhamento de expectativas em relação ao projeto. O Prof. Dr. Lucas Catib de Laurentiis, ressaltou a relevância da parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Educação. “Eles têm sido parceiros importantes do nosso projeto de pesquisa. “Eles têm sido parceiros importantes do nosso projeto de pesquisa. O MPSP está fornecendo os dados empíricos que precisamos para mapear a situação concreta da violência escolar do município, o que é feito com base em termo de confidencialidade assinado pelos pesquisadores. Já a Secretaria de Educação tem nos ajudado muito no contato com os professores da rede municipal de ensino e com os gestores escolares”, destacou.
O plano de trabalho foi aprovado pela Fapesp em 2024 e, desde então, as etapas têm sido executadas envolvendo a participação de pesquisadores e docentes em estudos que serão convertidos em insumos para a elaboração de ações concretas e para a prevenção de atos violentos em escolas públicas municipais.
O Prof. Dr. Lucas Catib de Laurentiis apontou os desafios no combate à violência nas escolas, a começar pela definição do próprio termo violência, que abrange inúmeras definições. Também mencionou os desafios empíricos, relacionados à identificação e ao detalhamento de casos ocorridos no município, e de gestão, que envolvem a construção de um modelo de política pública eficiente para prevenir e combater a violência escolar.
Neste aspecto, a Universidade é uma grande aliada para a construção de conhecimento. “O projeto proporciona a troca de ideias e a convivência com pessoas que tem visões de mundo e formas de pensar muito distintas. Isso envolve a construção de modelos de enfrentamento da violência, que é um fator que degrada os relacionamentos pessoais. Penso que a Universidade traz um contexto bem propício para a construção de pesquisas e modelos que busquem a construção de modelos de promoção da cultura de paz como, por exemplo, os modelos de justiça restaurativa”, afirmou o Prof. Dr. Lucas Catib de Laurentiis.
Fonte: PUC-CAMPINAS