O evento é organizado anualmente pelos estudantes do curso de Farmácia da PUC-Campinas
O Auditório Monsenhor Salim, localizado no Campus II da PUC-Campinas, recebeu nos últimos dias 11, 12 e 13 de março, a edição 2025 da Semana Farmacêutica. O evento, que acontece anualmente, é organizado pelos alunos e alunas do curso de Farmácia da PUC-Campinas com o intuito de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde para discutir temas relevantes que envolvem os diversos âmbitos de atuação profissional. O tema deste ano foi “Competências Profissionais para Uma Carreira de Sucesso”.
O encontro, que acontece desde o surgimento do curso, há 47 anos, ainda visa proporcionar atualização profissional e acadêmica, com o oferecimento de palestras, workshops e minicursos; promover o networking entre estudantes e profissionais; incentivar a pesquisa e a inovação; conscientizar sobre a responsabilidade social e ética dos farmacêuticos; e estimular o empreendedorismo na área.

De acordo com a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da PUC-Campinas, Profa. Dra. Juliana Signori Baracat Zeferino, o fato de o encontro ser organizado pelos alunos e alunas do curso de Farmácia faz com que, “desde já, eles desenvolvam as competências que o próprio evento exige, entre elas, proatividade, comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, trabalho em equipe, entre muitas outras que são tão importantes àquela pessoa que quer se tornar um profissional farmacêutico de excelência”.
Ao longo dos três dias, os palestrantes foram convidados a falar sobre a sua trajetória de sucesso profissional, relatando o passo a passo para a obtenção das competências necessárias para atingir o seu atual posicionamento no mercado farmacêutico.
“A Semana Farmacêutica contou com profissionais de destaque no mercado de trabalho farmacêutico, das mais diversas áreas, incluindo as mais buscadas pelos alunos e alunas da graduação. O que muito nos alegra é que boa parte destes profissionais são farmacêuticos ex-alunos da PUC-Campinas, cujas jornadas de grande sucesso servem de exemplo motivador para todos os nossos estudantes”, ressalta a diretora.
Brindes e organização
Ainda segundo a professora Juliana, os estudantes tiveram a grata surpresa de serem contemplados com uma quantidade significativa de brindes oferecidos pelos apoiadores do evento (empresas do ramo farmacêutico, cosmético, entre outros).
Sobre a organização, ela lembra que, como o Diretório Acadêmico do curso de Farmácia está desativado, todo ano é eleita uma comissão organizadora para a realização do encontro, que é composta por alunos e alunas de todos os períodos da graduação, que são subdivididos em subcomissões, de acordo com cada função, e presidida por uma diretoria de estudantes do último período do curso.

Palestras do dia 11
A Semana Farmacêutica 2025 contou, ao todo, com treze palestras ao longo dos três dias de evento. Após a abertura, o vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia, Alberto Keidi Kurebayashi palestrou sobre “O que o Mercado Cosmético Requer dos Profissionais em Início de Carreira: Habilidades, Recursos e Perspectivas”. Ele foi seguido pela diretora científica do Instituto Brasileiro de Toxicologia (IBTox) e diretora técnica na empresa de consultoria, planejamento e assessoria em toxicologia regulatória Planitox, Cristiana Leslie Corrêa, que falou sobre a “Condução dos Estudos Toxicológicos no Contexto do Desenvolvimento de Novas Moléculas (Praguicidas)”.
Ainda no dia 11 de março, a mestre em Farmacologia e doutora em Clínica Médica, expert em saúde mental e fitoterapia e ex-coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Patrícia Corrêa Dias, palestrou sobre a “Saúde Mental em Evidência: Os Benefícios da Fitoterapia”. Encerrando o dia, a coordenadora da Garantia da Qualidade – Assuntos Regulatórios e P&D da Djuh Cosméticos, Alexandra Harriet Branden, falou sobre “Sustentabilidade e a Importância do Cumprimento das Normas do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) no Acesso à Biodiversidade Brasileira”.
Palestras do dia 12
Abrindo as palestras do dia 12, o analista sênior de Treinamento Farmacêutico da Raia Drogasil, Francisco Sgadari, falou sobre “O Farmacêutico na Rede de Drogarias Hoje: o Que há de Novo e Promissor para o Futuro”. Logo depois, foi a vez do farmacêutico da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Galena Química e Farmacêutica, Gustavo Denófrio, que tratou do tema “Distribuição de Insumo Cosmético: Conectando a Indústria ao Consumidor”.

“A Farmácia e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)” foi o tema da palestra do farmacêutico e acupunturista Marcelo Fernando Buzanelli, cujo trabalho é totalmente voltado às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Encerrando as atividades do segundo dia de evento, o diretor de Vendas e Marketing para a divisão Life Science da Química Anastácio na América Latina, Marco Resende, explanou sobre o “Farmacêutico na Indústria: Conectando Ciência, Tecnologia e Bem-Estar”.
Palestras do dia 13
No último dia de palestras, a especialista em Farmácia Veterinária e consultora técnica para farmácias magistrais humanas e veterinárias, Vanessa Helena Souza tratou de “Farmacotécnica e Inovação: Transformando Conceitos em Soluções de Saúde” e, em seguida, foi a vez da proprietária da I’ONE Exclusive Fragrances, Isadora Spinhardi, falar sobre “Perfume e Empreendedorismo”.
Enquanto que o farmacêutico bioquímico, professor e coordenador do Instituto Educacional Hi-Nutrition, Luiz Moreira, tratou da “Suplementação Alimentar no Suporte a Farmacoterapia”, a consultora de Recursos Humanos da Linus – Estratégia em Recursos Humanos, Mayara Luiz, palestrou sobre o tema “Do Currículo à Entrevista: Como se Preparar para os Processos Seletivos?”.
A palestra que encerrou o evento foi “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação dentro da EMS Farmacêutica”, com a responsável pela área de Recrutamento e Marca Empregadora, Marina Geraldi; com o coordenador de Pré-Formulação, Régis Fernandes; com o coordenador de Desenvolvimento Galênico, Leandro Macedo; e com a gerente de Desenvolvimento Galênico, Renata Camardella.
Fonte: PUC-CAMPINAS