O Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, recebeu na manhã desta quarta-feira, 2 de abril, o secretário municipal de Educação de Contagem, Lindomar Celestino. O encontro teve intenção de fomentar possibilidades de parcerias entre a Universidade e a pasta, sobretudo no que concerne a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental do município.
Também participaram da reunião o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Dr. Guilherme Coelho Colen; o Pró-reitor Adjunto do Campus Contagem, Martinho Campolina Rebello Horta; e os membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação, Clélia Picinin e Gilson Júnior.
Lindomar Celestino ressaltou que embora Contagem tenha alta arrecadação devido ao seu caráter industrial, é um município com muitas regiões vulneráveis, onde o investimento social é imprescindível. Para ele, a principal forma de mudar essa realidade é por meio do investimento em educação. “Contagem é uma cidade desafiadora. A nossa principal missão é o letramento, a alfabetização”, explicou.
Guilherme Colen destacou que a PUC Minas Contagem mantém um vínculo forte e bem estabelecido tanto com a comunidade quanto com o poder público local. “O Campus não tem muros para a cidade”, afirmou o Chefe de Gabinete da Reitoria. Martinho Campolina endossou o compromisso social do Campus ao afirmar que a parceria mais sólida entre Universidade e município acontece entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Curso de Medicina, que atua na rede pública de saúde por meio de estágios e outras iniciativas acadêmicas, premissa do programa Mais Médicos, que viabilizou a abertura do Curso, em 2018.
O Pró-reitor Adjunto reforçou, entretanto, que o Campus Contagem desenvolve, por meio de seus cursos de graduação, diversos projetos de caráter extensionista, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Mulher de Contagem, entre outros órgãos públicos. “Estou feliz com a possibilidade de parceria com a Secretaria de Educação também”, afirmou, sugerindo os Cursos de Licenciatura da PUC Minas como uma possibilidade de ação conjunta.
Ao afirmar que a Universidade está aberta a colaborar com a educação dos estudantes do município, e demais demandas que surgirem desse vínculo institucional, Pe. Luís Henrique afirmou que o grande benefício de ocupar lugares de destaque – como o seu, à frente da direção da Universidade – é ter mais possibilidades de fazer o bem às pessoas e à sociedade.